20 jul 2005 - 11h34

Começa hoje maratona de 8 jogos em 26 dias

Duvide dos líderes. Releve os arriscados de rebaixamento. O Campeonato Brasileiro dá largada hoje, com sua primeira rodada de meio de semana, a uma maratona que vai igualar pela primeira vez a atenção dos 22 clubes.

Todas as equipes terão pela frente oito partidas em um intervalo de 26 dias. E mais: um período sem competições paralelas nem motivos para desviar foco e usar reservas. Pode ser a grande chance, por exemplo, para os finalistas da Libertadores, São Paulo e Atlético-PR, e deve ser o grande teste para a líder Ponte Preta -a equipe chegou a liderar em 2004, mas acabou em décimo.

Técnico da equipe que lidera há quatro rodadas o Brasileiro, Oswaldo Alvarez atribuiu a evolução do time, que lutou para não cair no Paulista, à folga no calendário. Para os campineiros, também é a chance de mostrar se a fórmula de elenco coeso dura por todo o Nacional de 42 rodadas. O time foi o que menos usou atletas – 23. O Atlético-PR e o Vasco, que usaram 39 e 36 atletas, respectivamente, estão na zona da degola.

A façanha da Ponte Preta deve diminuir bem se os juízes cumprirem com rigor a determinação da Fifa sobre os carrinhos laterais, o que deve aumentar o número de suspensões e desfigurar elencos.

Outro fator é o assédio do mercado estrangeiro, que já se lança sobre o atacante Kahê, que tem proposta de turcos. Os clubes têm perdido muitos atletas, às vezes sem a reposição – caso do Santos, cujo técnico, Gallo, pediu seis reforços na semana passada. Some-se a esses dois fatores o desgaste físico. "O risco de ter lesões é maior, tanto por contato quanto por sobrecarga", disse Walmir Sampaio, médico do Coritiba. "Nosso grupo teve uma boa pré-temporada e, como saímos cedo da Copa do Brasil, o time está bem preparado para o desgaste, mas as lesões devem aumentar."

Uma semana de folga entre um jogo e outro é luxo que os times só voltarão a ter entre a 20ª e a 21ª e última rodada do turno. No dia 17 de agosto, começa a Copa Sul-Americana, que pode complicar a vida de oito clubes. Desses, quatro estão imediatamente atrás da Ponte: Inter, Santos, Fluminense e Corinthians. Os outros são Goiás, Juventude, Cruzeiro e São Paulo. Poucas equipes ainda atuarão só uma vez por semana. Nas últimas 21 rodadas, oito serão no meio da semana -haverá uma semana de folga devido à seleção.

Reportagem: Luís Ferrari e Márvio dos Anjos, da Folha de S.Paulo



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…