Meus caros amigos, uma vez mais venho a este espaço democrático para pedir mais respeito ao adversário do próximo final de semana, o Paraná Clube. Lamentamos, no ano passado (2004), aquele empate com o Grêmio, em Erechim, mas se tivéssemos mais respeito com o Paraná Clube teríamos sido campeões com duas rodadas de antecedência.
Sim, perdemos cinco pontos pro Paraná: três no Pinheirão, na derrota por 1×0, e dois na Arena, no empate por 1×1, jogo este que eles foram incrivelmente melhores que nós no primeiro tempo (afinal, tínhamos bem mais time).
Não sei porque, mas acho que o nosso Furacão despreza o Paraná Clube, “o terceiro do Estado”, e pensa que irá derrotá-lo só por este fato. Ora, o jogo deve ser disputado com garra nos noventa minutos, pois do contrário não é tradição ou “ranking” que nos fará vencedores.
E mais, em 2003 levamos 3×0 também no Pinheirão, num dia de muita inspiração de Renaldo, ex-ídolo atleticano.
O atual Paraná Clube tem um ótimo time, com destaque para o grande lateral Neto e o excelente Tiago Neves, meio campista que poderia muito bem jogar no nosso Furacão, pois se posiciona bem, dribla fácil, tem bom passe e tem chute forte e preciso. O Flávio é um grande goleiro, a zaga deles não dá moleza, os volantes são aguerridos e o ataque é perigoso. Será um difícil clássico.
Para que o nosso Furacão consiga mais três pontos na competição terá que jogar com muita raça (o que não ocorreu nos últimos dois jogos do Brasileirão lá no Pinheirão), demonstrando respeito ao adversário (até porque, hoje, eles estão melhor colocados na tabela). Além disso, nossa torcida, que lá será minoria, terá que dar um show nas arquibancadas, novamente, para inventivar nosso time à vitória.
Precisamos dos três pontos. Temos equipe para vencer lá no Pinheirão. Com garra e respeito, sem perder a ousadia e a vontade vencer, daremos mais um salto na classificação.
Dá-lhe neles, meu Furacão!!!