3 ago 2005 - 1h59

Mafuz revela detalhes do julgamento de Denis Marques

O advogado Augusto Mafuz retornou de sua viagem à Europa e escreveu uma coluna depois de mais de duas semanas afastado da Tribuna do Paraná. Mafuz foi a Lausanne, na Suíça, para o julgamento do atacante Denis Marques, que foi suspenso pela FIFA por ter rompido unilateralmente seu contrato com o Kuwait Sporting. De acordo com o advogado, o não pronunciamento da Corte de Arbitragem dos Esportes era até certo ponto previsível. De todo modo, Mafuz garantiu que Denis Marques estará apto a jogar no dia 23 de agosto, independentemente de pagar a multa ou não. Isso significa que ele ficará à disposição do técnico Antonio Lopes para o jogo contra a Ponte Preta, no dia 24 de agosto, na primeira rodada do segundo turno.

Confira alguns trechos da coluna de Mafuz desta quarta-feira:

Inocência
por Augusto Mafuz, da Tribuna do Paraná

A última vez que tinha viajado a Europa foi com Alex, no julgamento contra o Parma, em Zurique. O caso Denis Marques me empurrou para o painel da Corte de Arbitragem dos Esportes, em Lausane. Uma oportunidade profissional inesquecível.

Em Lausane foi comovente o painel de arbitragem. Minhas limitações foram superadas, porque Eduardo Malucelli e Rui Paciornik, jovens advogados, defenderam as razões em inglês como se estivessem em um tribunal brasileiro. Foram soberbos e em um daqueles trens, pensei: como esses jovens atleticanos, embora profissionais, têm o Atlético como um ideal importante de vida.

O formalismo intransigente dos árbitros da Corte (todos doutores em direito) criam um ambiente que mostra ao advogado a existência de um outro mundo. Na Europa, definitivamente, a arbitragem já é trânsito para a realização do Direito como o fazedor de justiça. Do que fiz não me arrependo de nada, mas faria muitas coisas diferentes.

Já era esperado o não pronunciamento final da Corte. É do seu rito processual. Denis estará apto a jogar no dia 23 de agosto, independente de qualquer outro procedimento, inclusive do pagamento de indenização porque o recurso interposto contra esta suspendeu a sua aplicação.

Conhecia o Denis em uma conversa breve. Agora o conheci definitivamente. Que bela pessoa humana: honesto, alegre, às vezes inocente como uma criança. É tão encantador que foi comovente o beijo e o abraço que recebeu do milionário príncipe dono do Kuwait, seu adversário de julgamento.

Clique aqui para ler a coluna na íntegra no portal Paraná-Online, parceiro da Furacao.com (acesso restrito para usuários cadastrados).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…