Como vencer a mentalidade de times tradicionais?
O Atlético é o melhor time do Paraná dos últimos dez anos, graças à atuação de Mário Celso Petraglia e sua equipe, é inegável a mudança; de um time provinciano, que no máximo vencia os regionais e brincava de gangorra na competição nacional (subindo um ano e caindo no outro), a um time admirado em toda a América Latina; com um estádio de dar inveja a todos os times do país, um centro de treinamento moderno, categorias de base valorizadas e muita gente que entende de futebol, se assim não fosse, dificilmente descobririam tantos valores individuais em tão pouco tempo. Infelizmente é isto que está sustentando financeiramente o atlético.
O que falta ao atlético: dinheiro para financiar os times que monta, infelizmente não há como competir com o mercado europeu, por que apesar de o Brasil ser o país do futebol, o futebol está longe de sustentar os seus clubes sem a venda de jogadores, quem se arrisca a fazer isto, acaba se endividado, o Real Madrid, por exemplo, faturou o ano passado mais do que o somatório de todos os clubes da primeira divisão do nacional. Outro coisa difícil de se enfrentar são os times tradicionais que estão longe de ser os melhores, mas que são adorados pelos torcedores do país e pela mídia, Exemplos Clássicos: Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Vasco e por aí vai todos do famoso país do futebol São Paulo-Rio. Como é possível que um time que chega a final da libertadores da América não consiga despertar a atenção dos torcedores brasileiros que chegam ao absurdo de não saber que o Atlético Paranaense é um time brasileiro. Em recente entrevista um torcedor brasileiro disse que torceria pelo São Paulo, por que o São Paulo era o Brasil na Libertadores, ao que o repórter respondeu, mas o atlético também é Brasil. Enfim conceitos errôneos que são incutidos na mentalidade dos brasileiros sem que eles percebam, através da mídia.
Como romper com estes conceitos: dificílimo, talvez demore uma geração, mas a melhor coisa a fazer é estar sempre no topo da tabela disputar todos os títulos, mesmo que não vença, mas o importante é ser visto e lembrado, porque em pouco o feito de um grande time pode ser esquecido, é só se lembrar do Guarani de 78 que foi campeão brasileiro, hoje está na segunda divisão e ninguém mais lembra. Ingresso: infelizmente a política adotada pelo atlético é impraticável, não estamos na Europa, e o nosso salário mínimo ainda é 300 reais, como um sujeito pode pagar vinte 20, 30, ou 60 reais por jogo, ainda assim a média de público é boa, em torno de oito mil pagantes, no entanto o atlético a identidade de time popular, e o público da Kiocera Arena foi selecionado através do dinheiro, hoje o torcedor de baixo poder aquisitivo não pode ver o atlético nunca, porque a TV não transmite seus jogos, o preço do ingresso é alto e às vezes nem o paperview tem a decência de transmitir os jogos do atlético, fica difícil angariar torcedores deste jeito.