10 ago 2005 - 15h35

Campeonato Brasileiro será exibido no exterior em 2006

Assim como os campeonatos italiano e espanhol conquistaram audiência cativa no Brasil, o Campeonato Brasileiro de Futebol está de malas prontas para se exibir no exterior. A Rede Globo de Televisão prepara-se para apresentar o produto na Sportel principal feira de conteúdo esportivo para televisão do mundo e que acontece mês que vem em Mônaco.

Segundo o superintendente comercial da TV Globo, Octávio Florisbal, a expectativa é de que com a comercialização tanto do Brasileiro, como dos campeonatos regionais – Paulista e Carioca, principalmente – a receita com direito de transmissão duplique, dentro de cinco anos. Hoje ela soma US$ 3 milhões.

Segundo Florisbal, a idéia é oferecer os jogos com transmissões em espanhol e inglês. Além disso, haverá interação com outras plataformas, principalmente internet, com notícias sobre os jogos, os jogadores, quadro de classificação e demais detalhes. "É um mercado com muito potencial de crescimento. E há muito interesse tanto de emissoras abertas quanto das por assinatura", diz o executivo.

Os principais mercados para a transmissão do brasileiro hoje são os Estados Unidos, alguns países latino-americanos, Inglaterra, Espanha e Itália, além de Japão e China. "Em resumo, o futebol brasileiro tem potencial de venda em todos os continentes". Florisbal diz que já há conversas em andamento e que a feira servirá para o fechamento de negócios. Ele explica que os jogos podem ser gravados aqui e depois transmitidos por satélite para os países interessados. Haverá narração em inglês e em espanhol.

A julgar pelo desempenho de vendas dos jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo no ano que vem na Alemanha, o Brasileiro fará um passeio pelas emissoras internacionais. De acordo com o diretor da Traffic Marketing Esportivo , que detém os direitos de transmissão das eliminatórias para a América Latina e alguns países europeus, Marcelo Millet, há emissoras no Japão que compram até jogos antigos de Brasil e Argentina, aproveitando a proximidade com a Copa do Mundo.

Segundo Millet, a última edição da Libertadores de América, conquistada pelo São Paulo Futebol Clube, foi exportada para 91 países – contra 47 no ano passado. "Vendemos para Ásia, Europa, África. Temos clientes na Albânia, em Andorra, na Inglaterra e na Espanha", diz ele.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…