31 ago 2005 - 11h53

Saiba por que o Atlético não está na Copa Sul-Americana

Nesta quarta-feira há mais uma rodada a Copa Nissan Sul-Americana, segunda mais importante competição de clubes do continente, atrás apenas da Libertadores. Oito times brasileiros estão participando da Copa Sul-Americana (Fluminense, Santos, Inter, São Paulo, Cruzeiro, Juventude, Corinthians e Goiás). Diante da grande expressão obtida pelo Atlético no cenário internacional nos últimos anos (inclusive com o vice-campeonato brasileiro e o vice-campeonato sul-americano), diversos torcedores rubro-negros têm indagado as razões pelas quais o clube não participa da competição. Diante disso, para poupar o trabalho dos internautas em procurar uma resposta, a Furacao.com apresenta as explicações.

Neste ano, a Copa Nissan Sul-Americana conta com 34 clubes de 12 países, incluindo dois do México e um da Costa Rica. A Copa começou em 10 de agosto e terminará em 14 de dezembro, ocupando todo o calendário esportivo do segundo semestre. No total, a competição distribuirá US$ 5 mi de premiação, o que garante o interesse dos clubes. Ao contrário da Libertadores, na Sul-Americana os clubes disputam as primeiras fases contra adversários do mesmo país. Somente os vencedores destas primeiras fases é que disputarão propriamente a fase internacional da competição (a partir das oitavas-de-final).

A Conmebol reservou oito vagas para times brasileiros. Dessas, duas foram separadas para os dois melhores times brasileiros no ranking de clubes da entidade. Por isso, São Paulo e Cruzeiro garantiram vaga na Copa. As outras seis vagas foram entregues à CBF, que decidiu distribuí-las de acordo com critérios técnicos e não por convites. Por decisão da CBF, o regulamento do Campeonato Brasileiro de 2004 previu que ficariam com as vagas para a Copa Sul-Americana 2005 o campeão nacional e os times classificados do quinto ao nono lugar.

Assim, obtiveram o direito de disputar a Sul-Americana os seguintes clubes: Corinthians (5° lugar), Goiás (6°), Juventude (7°), Internacional (8°) e Fluminense (9°). Atlético, São Paulo e Palmeiras, embora tenham ficado mais bem posicionados, não obtiveram vaga, pois se classificaram para uma competição considerada mais importante (Libertadores). O São Paulo, porém, disputa a Sul-Americana na condição de convidado da Conmebol justamente por ser um dos dois melhores times no ranking brasileiro da entidade (ao lado do Cruzeiro).

Copa Sul-Americana 2006

Para a Copa Sul-Americana 2006, os oito clubes brasileiros serão indicados unicamente em decorrência de critérios técnicos. A CBF reservou uma vaga para o campeão brasileiro (único time que jogará tanto a Sul-Americana quanto a Libertadores) e as outras sete ficarão com as agremiações classificadas do quinto ao décimo primeiro lugar. Confira o que diz o regulamento do Brasileirão 2005:

Art. 5º – As vagas brasileiras na Copa Sul-Americana de 2006 serão ocupadas pelos clubes classificados na posição 1ª (campeão) e nas sete posições subseqüentes às dos clubes classificados para a Copa Libertadores de 2006.

Parágrafo Único – Nenhum clube, à exceção do campeão, poderá disputar as duas competições, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana.

Reportagem publicada originalmente em 20/07/2005, às 16:36 e alterada para republicações em 15/08/2005 e em 31/08/2005 em função de pedidos encaminhados via e-mail à Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…