Na 17ª posição no Campeonato Brasileiro, o Atlético terá no final de setembro e no mês de outubro uma grande oportunidade para se afastar de vez da zona de rebaixamento. A apenas dois pontos do Atlético-MG, clube melhor colocado na lista de rebaixáveis (Brasiliense, Paysandu e Figueirense completam a lista), e empatado em número de pontos com o Flamengo, o Furacão vai enfrentar quatro adversários diretos na luta contra o descenso, sendo três deles dentro da Arena da Baixada.
O primeiro compromisso será no próximo domingo contra o lanterna Figueirense, em Florianópolis. No mês que vem, no dia 2, o Furacão recebe o Flamengo. No dia 8, é a vez do Brasiliense visitar o Furacão. E completando a lista, no dia 23, o Atlético enfrenta o xará mineiro, o Galo, que também tenta se livrar da zona de risco. Se vencer estes jogos, o clube ganha pontos importantes ao mesmo tempo que tira dos adversários diretos na briga contra o descenso.
Dos 13 jogos realizados em Curitiba, o Atlético perdeu apenas os três primeiros, justamente antes da entrada do técnico Antônio Lopes no time. O Furacão foi derrotado pela Ponte Preta (1 a 0), pelo Corinthians (2 a 1) e pelo Internacional (3 a 1), sob o comando de Edinho na primeira partida e pelo interino Borba Filho nas outras duas. Sob a era Lopes, foram seis vitórias e quatro empates.