10 out 2005 - 10h09

Livro sobre futebol paranaense será lançado hoje

Os apaixonados pelo futebol paranaense ganham um verdadeiro registro histórico sobre o século do esporte no estado. Será lançado hoje o livro “Futebol do Paraná – 100 anos de história”, dos pesquisadores Heriberto Ivan Machado e Levi Mulford Chrestenzen. O lançamento será a partir das 19 horas, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

Em mais de 900 páginas, eles traçam um verdadeiro raio-x do esporte no Paraná, incluindo desde os profissionais, passando pelas categorias juvenis, juniores, amadores e suburbana. Tudo com detalhes de jogos, tabelas, time-base de cada clube, artilheiros e curiosidades da imprensa de cada época.

Um século de história

A viagem do livro “Futebol do Paraná – 100 anos de história” começa em 1903, com a chegada da primeira bola em terras paranaenses, trazida pelo Dr. Victor Ferreira do Amaral. O surgimento dos clubes e a história de todos os campeonatos, de 1915 até 2005, também são retratadas.

Para a torcida atleticana, o livro tem passagens especiais, falando da rivalidade da dupla Atletiba, além dos vários ídolos do Furacão com passagens pela seleção brasileira.

Um dos autores da obra, o professor Heriberto Ivan Machado é o maior colecionador da história do Atlético, com um acervo de 1600 fotos, além da ficha de todos os jogos do Rubro-negro de 6 de abril de 1924 até o último jogo disputado este ano, até aqui contra o Fortaleza, na última quarta-feira.

Serviço
Lançamento do livro “Futebol do Paraná – 100 anos de história”
Local: Piso superior da Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. 7 de Setembro, 2775)
Horário: a partir das 19 horas



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…