13 out 2005 - 23h00

História: saiba como foi o primeiro Atletiba

Às vésperas do clássico Atletiba do segundo turno do Campeonato Brasileiro, a Furacao.com relembra uma série de jogos que ficaram famosos na história do confronto. O primeiro da série é justamente o relato do primeiro clássico Atletiba da história, disputado em 1924. Confira:

O primeiro Atletiba
por Patricia Bahr, da Furacao.com

A primeira competição oficial que o Atlético disputou foi o Torneio Inituin, promovido pela Associação Sportiva Paranaense. A competição, que abria a temporada no futebol paranaense, foi realizada no dia 20 de abril de 1924, na Baixada do Água Verde. Participaram do Torneio Início os seguintes clubes: Britânia, Palestra Itália, Cotitiba, Paraná, Atlético, Campo Alegre e Universal.

Anfitrião da competição, o Atlético estreou as novas camisas, em vermelho-e-preto, que, segundo a Gazeta do Povo da época, chamaram atenção por serem batutas.

O primeiro confronto com o novo uniforme rubro-negro foi contra o Coritiba, que foi facilmente dominado pelos atleticanos. Ary e Motta marcaram os dois gols do jogo, que terminou com vitória do Atlético por 2 a 0. Obviamente que o confronto naquela época ainda não era conhecido por Atletiba, o que só veio a acontecer anos mais tarde.

Na seqüência da competição, o Atlético empatou por 2 a 2 com o Palestra Itália, passando à final graças a um escanteio. Perdeu a decisão por 1 a 0 para o Universal, sagrando-se vice-campeão da primeira competição que disputou.

Ficha Técnica

Atlético 2 x 0 Coritiba
Local: Baixada
Data: 20.04.1924
Gols: Ary e Motta

Atlético: Tapyr; Marrecão e Ferrario; Malelo, Franico e Laurival; Smyth, Ary, Marrequinho, Motta e Alípio.

Coritiba: Barão; Gibein, Beariz; Osvaldo, Octaviano e L. Abrahão; Jacomassi, Inglez, Canhoto, Pandu e Staco.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…