O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
14 out 2005 - 10h30

Atletiba, Independência ou Morte!

Independência ou Morte!! Não, este texto, não é uma homenagem ou comemoração atrasada ao nosso famoso feriado nacional. É que esta frase diz muito bem o que se pode esperar deste próximo Atletiba. E eu vou explicar o porquê.

O Atletiba, que em meus tempos, não distantes, de criança era o mais esperado jogo de todos os campeonatos em que o meu querido Furacão disputava. Em dia de clássico eu ficava muito ansioso e, para o campo, me encaminhava juntamente com o meu irmão para ver o Furacão.

Os tempos mudaram. Hoje já não sou mais criança, e o clássico também não é mais o mesmo. Com a minha infância, foi-se embora o glamour do clássico e o respeito entre as equipes. Os Atletibas decisivos, continuam acontecendo, porém já não têm a mesma história. O Atlético cresceu demasiadamente esfriando a, já enfraquecida, relação entre os rivais. O coritiba não conseguiu acompanhar o crescimento do Furacão e hoje luta para conseguir se manter como a segunda força do estado.

Eu sei que os conservadores de plantão que ainda são enlaçados por momentos de nostalgia, voltam no tempo e chegam a considerar o time do “já não tão alto” da glória um time perigoso num clássico, e certamente, dirão que devemos respeitá-los.

E eu também sei que parecerei arrogante a partir este momento. Pois, vou dizer que, se algum Clube deve ser respeitado, este é o Atlético. Torcemos pelo Clube que tem a maior e melhor estrutura entre os times do Paraná. Nos últimos anos temos carregado o futebol paranaense por todos os cantos dos Brasil e da América. Nenhum outro time daqui é capaz de fazer isso.

E por quais motivos deveríamos respeitar o time de lá? Pelo já empoeirado titulo conquistado a duras penas, sendo o único campeão brasileiro da história, com saldos de gols negativos, com uma campanha pífia que na somatória dava ao campeão o real oitavo lugar? Não, este não é um bom motivo para respeitá-los. Pelos títulos ganhos na década de setenta de forma comprovadamente ilegal? Não, este também não é motivo de respeito. Talvez pelo time de lá ter penhorado um jogador para não perder seu já envelhecido patrimônio? Ou ainda pelo seu velho e remendado estádio que, mesmo com gramado “novo”, parece mais um banhado do que um campo de futebol? Acredito que nenhum destes sejam motivos suficientes para oferecer o nosso respeito. Somos melhores e temos a obrigação de ganhar.

Não devemos respeitar um time que não se dá ao respeito. Um time que maltrata a sua própria torcida fazendo com que esta seja obrigada a torcer por outros times para evitar o inevitável crescimento do Clube Atlético Paranaense. Temos que passar por cima e afundá-los ainda mais.

Eu estou torcendo muito para que neste Atletiba a frase “Independência ou Morte” se faça presente. Uma vez que, a vitória neste clássico trará a nossa independência no campeonato brasileiro deste ano e de quebra nós daremos mais um empurrãozinho para a morte, já anunciada, dos verdinhos.

Em tempo: No aniversário de 90 e poucos anos de lama, preconceitos e falcatruas dos ervilhas, o presente é a denúncia de mais um campeonato ganho por meios ilicitos. Que os verdinhos vivam por muitos anos para que assim, continuem assistindo ao crescimento do maior Clube do Paraná, o Clube Atlético Paranaense.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…