14 out 2005 - 9h47

Campeões da Solidariedade

Superar os momentos de dificuldade e transformar os desafios em motivação para vencer, com boas doses de raça, amor, dedicação e trabalho. Essas são lições que dia-a-dia o Atlético nos mostra ser possível transformar em realidade, vencendo jogos e conquistando títulos. Neste Dia das Crianças, graças à solidariedade da torcida atleticana, os mesmos ingredientes foram capazes de mais uma importante vitória: ganhamos no jogo da vida, arrancando sorrisos, esperança e alegria dos rostos e corações de centenas de crianças.

Tudo isso foi possível graças à campanha “Libertadores de um Sorriso”, idealizada pelos atleticanos Rogério Andrade e Julia Abdul-Hak, com o apoio do site Furacao.com, e à solidariedade da grande nação atleticana. A torcida abraçou a causa e formou uma grande corrente, arrecadando aproximadamente 900 brinquedos, distribuídos a entidades assistenciais e no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba.

"Foi muito gratificante quando juntamos os brinquedos e vimos a quantidade doada, mas foi ainda melhor conquistar o objetivo maior da campanha, que era colocar um sorriso no rosto dessas crianças carentes. Só temos a agradecer a todos que de alguma forma colaboraram. Nós estamos muito felizes com o resultado final", resume Julia Abdul-Hak, uma das idealizadores da campanha.

Libertando Sorrisos

A cada brinquedo distribuído, um sorriso e a sensação de missão cumprida. Esse foi o sentimento presente durante a entrega das doações do “Libertadores de um Sorriso”. Três instituições foram beneficiadas pela campanha: o Hospital Erasto Gaertner, o Lar Hermínia Scheleder e o Centro de Ação Social São Francisco de Assis.

"A iniciativa foi muito boa. Vínhamos correndo atrás de doações nesse sentido sem sucesso até o momento. Todos na comunidade sempre esperam por algo especial nessa data e graças a iniciativa da Furacao.com desta vez não foi diferente. As crianças estão muito felizes e puderam ter um dia de alegria em suas vidas. A iniciativa do pessoal do Atlético deveria ser seguida por mais pessoas e assim certamente mais pessoas poderiam ter momentos mais felizes. Nós, do Centro de Ação Social São Francisco de Assis, agradecemos do fundo do nosso coração ao excelente trabalho realizado", afirma a coordenadora do Centro, Cristina Ribas. O Centro de Ação Social São Francisco de Assis é uma comunidade da Vila São Pedro, em Curitiba, localizada no pátio da Igreja São Pedro, que conta com a participação de voluntários e da comunidade para assistir as famílias carentes da região. Aproximadamente 200 crianças participaram da festividade, receberam brinquedos e pipoca.

A cada brinquedo distribuído, um sorriso
e o sentimento de objetivo cumprido.

As crianças internadas e que fazem tratamento ambulatorial para combater o câncer no Hospital Erasto Gaertner também tiveram momentos de alegria e diversão na festinha do Dia das Crianças. “Aqui nós temos que estar sempre preparados, para a alegria ou para a tristeza. Alguns dias são terríveis para nós, sofremos demais, pois lidamos com crianças doentes e nunca sabemos como será o dia de amanhã. Mas o que vocês estão fazendo por essas crianças hoje é algo muito importante, não apenas para elas, mas para todos nós. Vocês não tem idéia da alegria que proporcionaram a essas crianças tão especiais no dia de hoje. Só temos a agradecer", afirma Salete.

Em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, a Fundação Presbiteriana de Curitiba abriga 26 crianças, entre meninos e meninas, vítimas de maus tratos por parte de pais e mães. As crianças possuem atividades, recebem assistência de coordenadores especializados, alimentação adequada, incentivo à prática de esportes e são preparadas para a reintegração social. "Sabemos da necessidade das nossas crianças. Temos consciência de que elas trocariam todas as coisas materiais por afeto e carinho. Isso é o mais importante para elas, pois são crianças que chegaram aqui devido a problemas graves em casa, foram vítimas de agressões e comportamentos inadequados por parte de pai ou mãe. O que vocês estão fazendo aqui hoje é exatamente o nosso objetivo: mostrar a essas crianças que somos todos iguais e precisamos de atenção. Voltem mais vezes, independente de trazer doações, só a presença de vocês sempre valerá a pena”, afirma Manoel Oliveira, coordenador do programa.

Crianças abrigadas na Fundação Presbiteriana de Curitiba
não escondiam a ansiedade para ganhar seus presentes.

E se em cada lugar que a campanha passou conseguiu proporcionar instantes de alegria para cada criança, fica a boa sensação de meta cumprida. “O nosso grande objetivo, desde quando tivemos a idéia, era colocar um sorriso no rosto de cada criança. Conseguimos muito mais que isso. Nós oferecemos, e sem querer nós também fomos presenteados. Crescemos muito com isso, tivemos a oportunidade de perceber o lado mais duro da vida, as dificuldades e as necessidades de cada um. Tenho impressão que é o mínimo que podemos fazer, e se cada um fizesse apenas um pouco pelo próximo, tenho certeza que a realidade seria outra”, completou Rogério Andrade.

A Campanha

Inspirados pela ótima campanha do Furacão na Copa Libertadores da América, torcedores atleticanos resolveram retribuir à sociedade esta alegria proporcionada graças a valentia deste time de futebol, o segundo melhor do continente.

Rogério Andrade e Julia Abdul-Hak, dois torcedores fanáticos e apaixonados, uniram esforços e idealizaram um projeto social para ajudar crianças carentes de Curitiba e Região Metropolitana. Surgiu, assim, a campanha "Libertadores de um Sorriso".

A idéia, explica Rogério, era arrecadar uma quantidade imensa de brinquedos para fazer mais feliz o Dia das Crianças de milhares de meninos e meninas carentes. Ou seja, proporcionar a essas crianças com dificuldades financeiras a mesma felicidade que nós, atleticanos, tivemos com a magnífica campanha do Furacão na Libertadores.

A campanha começou efetivamente no dia 21 de agosto. De lá para cá, diversas ações para arrecadar brinquedos foram realizadas nos dias de jogos, além de eventos especiais, com a presença de vários jogadores do Rubro-negro e sorteio de brindes especiais para quem colaborasse com a campanha.

Libertadores de um Sorriso: cerca de 900 brinquedos
foram arrecadados na campanha.

“O Atlético nos deu tantas alegrias na Copa Libertadores da América, que acabou nos motivando a criar um projeto social em prol das crianças carentes. Não queríamos fazer apenas mais uma doação de brinquedos, mas um grande projeto social vinculado a um clube de futebol. Deu certo”, explica Rogério. “Incrível como pudemos perceber o espírito solidário da torcida atleticana. A cada ação, a cada evento antes dos jogos, muito fizeram questão de ajudar, nos enviaram e-mails de incentivo e só fizeram a campanha crescer mais ainda”, completa.

O resultado disso tudo foi um Dia das Crianças repleto de alegria para centenas de crianças. Sentimento que todo atleticano pode sentir-se um pouquinho responsável, colaborando com a campanha Libertadores de um Sorriso. Neste Dia das Crianças, nós fomos campeões no jogo da vida. Campeões da solidariedade.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…