19 out 2005 - 20h21

Apostador acusa Heber Roberto Lopes de estar no esquema

O empresário Nagib Fayad, conhecido como Gibão, acusado de ser um dos mentores do esquema de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro, afirmou, nesta quarta-feira, em depoimento na CPI dos Bingos, em Brasília, que a partida entre Botafogo e Juventude, no dia 11 de junho, pode ter sido "contaminada " pelo árbitro paranaense Heber Roberto Lopes.

Na ocasião, o time carioca aproveitou o mando de campo e venceu por 3 a 2, após estar perdendo por 2 a 0. O Botafogo teve dois pênaltis assinalados a seu favor na partida. No primeiro, Alex Alves converteu, mas Heber mandou que a cobrança fosse repetida. Em seguida, o atacante do Botafogo voltou a converter, empatando o jogo por 2 a 2. Depois, o árbitro marcou outro pênalti a favor do time alvinegro e Alex Alves voltou a marcar.

Segundo Fayad, o então árbitro Edilson Pereira de Carvalho, outro envolvido no esquema, o procurou antes do jogo Botafogo x Juventude. Edilson teria afirmado que ele não seria o árbitro da partida, mas que a vitória do time do Rio seria certa.

"O Edilson me ligou e disse o seguinte: ‘No jogo Botafogo x Juventude, aposte no mandante por que o juiz vai protegê-lo. Ele (Heber) costuma fazer isso quando apita jogos no Rio", afirmou Nagib Fayad, no depoimento.

Após o depoimento, porém, ele mudou a versão apresentada na CPI.

"O que eu quis dizer é que o Edilson me ligou e disse que os juízes costumavam favorecer os times do Rio quando eles jogavam em casa", disse o empresário.

Fayad fez questão de destacar que não apostou na partida entre Botafogo e Juventude.

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que esse depoimento não contribuiu muito para a CPI, pois Fayad disse nunca ter jogado em bingos, com atuação restrita a internet e cassinos.

"Vamos verificar os documentos referentes ao sigilo telefônico e bancário para retirar definitivamente qualquer possibilidade de envolvimento da máfia dos bingos na máfia do apito", disse.



Últimas Notícias

Brasileiro

Mais do mesmo

Pela rodada 18 do Brasileirão, em Bragança Paulista, Bragantino 1 x 0 Athletico. Em mais uma jornada com a horrenda camisa amarela, o Athletico precisava…

Sul-Americana

Tá ruim mas tá bom

Pela repescagem (ou playoff) da Sul-Americana, no Paraguai, Cerro Porteño 1 x 1 Athletico. No segundo jogo de Martin Varini no comando técnico do Athletico,…