19 out 2005 - 11h05

Furacão domina torcida em todas as regiões de Curitiba

A série de pesquisas realizadas pela Gazeta do Povo/Paraná Pesquisas sobre a preferência dos paranaenses por clubes de futebol demonstrou que o Atlético é o time mais querido do estado. Especialmente em Curitiba, a supremacia rubro-negra é inquestionável. Além de ser o maior contingente entre as mulheres, os homens e os mais jovens, o time tem também o maior número de torcedores em todas as regiões de Curitiba.

Durante quatro meses, a pesquisa entrevistou 6.700 pessoas. Para avaliar o desempenho de cada time, o instituto Paraná Pesquisa dividiu a cidade de Curitiba em nove regiões, identificadas a partir de localização geográfica e características semelhantes. Em todas as nove regiões, o Atlético possui a maior torcida e o Coritiba aparece em segundo. O Paraná Clube é o terceiro colocado em oito das nove regiões, seguido pelo Corinthians. Apenas na Região 9, que abrange os bairros Augusta, Cidade Industrial, Riviera e São Miguel, os corintianos suplantam os paranistas e há inversão das posições.

Destaques

O Atlético tem a maior torcida da cidade até mesmo em tradicionais redutos do Coritiba, como os bairros Alto da Glória, Cabral e Juvevê. De acordo com a pesquisa, há 1,2% mais atleticanos na região, que abrange também o Batel, Centro, Bigorrilho, Cristo Rei e Mercês, entre outros. A bem da verdade, há um empate técnicona região, com ligeira vantagem para o Rubro-negro.

Na região onde está localizada a Kyocera Arena, a vantagem atleticana é expressiva. O Atlético tem dez pontos percentuais a mais que o Coxa e atinge seu maior índice de preferência em toda a cidade (29% dos habitantes dos bairros Água Verde, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Novo Mundo, Parolim, Portão, Santa Quitéria e Vila Izabel são rubro-negros)

No entanto, a maior vantagem da torcida atleticana sobre as demais é constatada na Região 6, que envolve os bairros Capão Raso, Pinheirinho e Tatuquara. Nesta área, o Atlético tem 62% mais torcida que o Coritiba e 298% mais que o Paraná. Outro destaque é a Região 7 (Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas e Uberaba): são dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado.

Em regiões mais afastadas do centro, o crescimento da torcida atleticana também é identificado. A instalação do CT do Caju no bairro do Umbará conquistou uma série de aficcionados. Nesta área, o Atlético vence o Coritiba com uma folga de 9%.

Confira os resultados da pesquisa em cada região:

Região 1: Alto da Glória, Alto da XV, Ahú, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro, Centro Cívico, Cristo Rei, Hugo Lange, Rebouças, Jardim Botânico, Jardim Social, Mercês, Prado Velho e São Francisco
Atlético – 23,7 %
Coritiba – 22,5%
Paraná – 10,8%
Corinthians – 4,8%
Outros de SP- 8,1%
Outros times- 8,0%
Nenhum -21,9%

Região 2: Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim
Atlético – 25,1%
Coritiba – 18,4%
Paraná – 10,2%
Corinthians – 5,6%
Outros de SP- 7,3%
Outros times- 5,9%
Nenhum 27,5%

Região 3: Água Verde, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Novo Mundo, Parolim, Portão, Santa Quitéria e Vila Izabel
Atlético – 29%
Coritiba – 19,8%
Paraná – 11,5%
Corinthians – 4,6%
Outros de SP – 5,9%
Outros times – 4,1%
Nenhum – 24,8%

Região 4: Abranches, Atuba, Bairro Alto, Boa vista, Bacacheri, Barreirinha, Cachoeira, Pilarzinho, São Lourenço, Santa Cândida, Taboão e Tingüi
Atlético – 28,3%
Coritiba – 21,9%
Paraná – 10,7%
Corinthians – 3,4%
Outros de SP – 5,5%
Outros times – 4,3%
Nenhum – 25,6%

Região 5: Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossungê, Santo Inácio, São Braz, São João, Seminário, Santa felicidade e Vista Alegre
Atlético – 28,4%
Coritiba – 21,7%
Paraná – 9,4%
Corinthians – 4,2%
Outros de SP – 5,2%
Outros times – 4,3%
Nenhum – 26,7%

Região 6: Capão Raso, Pinheirinho e Tatuquara
Atlético – 28,3%
Coritiba – 17,4%
Paraná – 7,1%
Corinthians – 5,8%
Outros de SP – 7,1%
Outros times – 4,7%
Nenhum – 29,4%

Região 7: Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas e Uberaba
Atlético – 27,1%
Coritiba – 17,5%
Paraná – 10,6%
Corinthians – 3,4%
Outros de SP – 5,7%
Outros times – 5%
Nenhum – 30,3%

Região 8: Campo de Santana, Caximba, Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará
Atlético – 24,5%
Coritiba – 15,7%
Paraná – 9,5%
Corinthians– 6,4%
Outros de SP- 9,5%
Outros times- 7,2%
Nenhum – 27,1%

Região 9: Augusta, Cidade Industrial, Riviera e São Miguel
Atlético – 26,1%
Coritiba – 17,1%
Corinthians – 7,6%
Paraná – 7,4%
Outros de SP – 6,5%
Outros times – 4,5%
Nenhum – 30,1%



Últimas Notícias

Ao Sol e à Sombra

Gol de Matosas

É verdadeiramente impossível descrever o que se sente na primeira vez em que se entra em um estádio de futebol lotado, sobretudo quando se vive…

Brasileiro

Derrota em Porto Alegre

O Furacão fez boa partida, principalmente na primeira etapa, mas não reverteu em gols as chances e sofreu o castigo fatal aos 31 da etapa…

Ao Sol e à Sombra

Alex Mineiro

Parecia o caso de um jogador que seria lembrado como coadjuvante de uma equipe imparável. Um carregador de piano, invisível aos olhos dos leigos, que…