26 out 2005 - 12h42

Hoje é dia de Santo Evaristo

Quando ele chegou no Atlético, o time vinha em uma trajetória bastante irregular no Campeonato Brasileiro, ocupando a perigosa 15ª colocação na classificação. Nesta quinta-feira, Evaristo de Macedo completa exatos 30 dias no comando técnico do time. Neste um mês de trabalho, foram cinco jogos e cinco vitórias, que deram ao Atlético um salto espetacular na tabela, pulando para a 8ª posição na classificação. Um desempenho que pode sim rotular o técnico, até aqui, como salvador, uma espécie de “São Evaristo” para a nação atleticana.

Coincidência ou não, nesta quarta-feira é dia de Santo Evaristo. Quinto Papa da história, Santo Evaristo viveu no século II e sucedeu a Clemente I no Vaticano. De origem grega, ele sofreu o martírio durante o reinado do imperador Trajano, perto do ano 100. Era tido como um homem de muita fé e um grande administrador.

Assim como o santo, o técnico Evaristo de Macedo também está dando mostras de ser um grande líder. Até aqui, ele vive uma espécie de lua-de-mel com a nação atleticana. O aproveitamentode 100% no Campeonato Brasileiro é o principal responsável pelo bom clima. Mas não só isso. Os próprios atletas reconhecem o bom trabalho do treinador, afirmando diversas vezes que, com o Evaristo, o time voltou a ter alegria de jogar.

Aliando trabalho e resultados, Evaristo pode atingir nesta quinta-feira a meta estabelecida quando chegou no clube: escapar definitivamente da zona de rebaixamento. Isso porque apenas dois pontos separam o Atlético dos 50 pontos, número mínimo calculado pelos matemáticos para que uma equipe permaneça na elite do futebol nacional na próxima temporada. Atingindo essa meta, o pensamento do grupo vai mais adiante, podendo sonhar inclusive com uma classificação para a Copa Libertadores da América – hoje, oito pontos separam o Furacão do sonho de retornar à principal competição do continente.

Trajetória

Esta é a segunda passagem de Evaristo de Macedo Filho pelo Atlético. Em 1996, ele foi o comandante do time que encantou todo o país, com uma brilhante campanha no Campeonato Brasileiro, quando em 25 partidas, conseguiu 13 vitórias, 3 empates e 9 derrotas, acumulando um aproveitamento de 56%, deixando o Atlético na 8ª colocação em sua volta à elite do futebol nacional.

Quando jogador, o carioca Evaristo de Macedo foi um dos grandes atacantes do futebol brasileiro, sendo ídolo das torcidas do Flamengo, Barcelona e Real Madrid. Em 1972, ele iniciou a carreira de treinador, comandando o Santa Cruz, de Pernambuco. Teve passagens também por Bahia, América-RJ, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vitória, Corinthians e Vasco. Seus principais títulos como treinador foram o Campeonato Brasileiro de 1988, dirigindo o Bahia, e a Copa do Brasil de 1997, quando treinava o Grêmio.

Currículo extenso, experiência e conhecimentos sobre futebol. Aspectos que Evaristo de Macedo aplica hoje no dia-a-dia do futebol atleticano, na tentativa de levar o time a metas ainda mais ousadas neste Brasileirão. Se os cinco primeiros jogos servirem como uma espécie de cartão-de-visitas, o torcedor do Atlético já pode ir se preparando para novas emoções. E, para chegar a esse sonho, a ajuda de Evaristo e de todos os outros santos é sempre bem vinda.



Últimas Notícias

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…

Brasileiro

Roteiro repetido

Sem nenhuma inspiração e fazendo um sacrifício danado para tentar segurar um empate sem gols contra o Fluminense num Maracanã com mais de 36 mil…

Notícias

Quanto custam R$67,6 milhões?

Uma das questões mais importante do mercado financeiro é “Quanto esse capital vai me custar?“. A pergunta esta predicada na premissa que todo dinheiro que…