15 nov 2005 - 0h29

Atlético tem a quarta pior campanha fora de casa

O Atlético tem a quarta pior campanha como visitante dentre os 22 times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. A quatro rodadas do final da competição, o time luta para melhorar seu aproveitamento fora de casa e encerrar a temporada com uma imagem um pouco melhor jogando fora de Curitiba. Só haverá mais duas oportunidades para reveter o quadro: os jogos contra o Cruzeiro, na próxima quinta-feira, e contra o São Paulo, no dia 4 de dezembro.

Até aqui, foram 19 jogos na condição de visitante e apenas 14 pontos conquistados – o que confere ao time um terrível desempenho de 24,6%. Foram quatro vitórias, apenas dois empates (é o time que menos empatou jogando fora de casa) e treze derrotas. O time marcou 24 gols e sofreu 37. Para se ter uma idéia da lamentável campanha atleticana fora de seus domínios, basta dizer que neste quesito a equipe está abaixo até mesmo de times que atualmente estão na zona de rebaixamento, como Atlético Mineiro, Brasiliense e Coritiba.

O Atlético é o segundo time que mais perdeu jogos como visitante neste Brasileiro. Foram treze derrotas. Apenas o Paysandu perdeu mais vezes (catorze jogos). As únicas vitórias ocorreram contra o Atlético Mineiro (3 a 2), Ponte Preta (2 a 0), Fortaleza (4 a 1) e Coritiba (2 a 1).

Mesmo com o péssimo desempenho, o Furacão pode mudar bastante o panorama caso consiga vencer o Cruzeiro no Mineirão e o São Paulo no Morumbi. Com isso, a equipe saltaria para 20 pontos ganhos fora de casa e 31% de aproveitamento – podendo até mesmo terminar o Brasileirão com a décima melhor campanha dentre os visitantes. Confira a campanha dos clubes como visitantes:

01. Corinthians – 37 pontos
02. Internacional – 32 pontos
03. Fluminense – 31 pontos
04. Goiás – 28 pontos
05. Santos – 25 pontos
06. Paraná – 23 pontos
07. Cruzeiro – 23 pontos
08. São Paulo – 22 pontos
09. Palmeiras – 21 pontos
10. Atlético Mineiro – 19 pontos
11. São Caetano – 19 pontos
12. Botafogo – 19 pontos
13. Flamengo – 17 pontos
14. Brasiliense – 16 pontos
15. Vasco da Gama – 16 pontos
16. Ponte Preta – 15 pontos
17. Fortaleza – 15 pontos
18. Coritiba – 15 pontos
19. Atlético – 14 pontos
20. Figueirense – 12 pontos
21. Juventude – 11 pontos
22. Paysandu – 9 pontos

Furacão da Baixada

Se fora de casa a campanha atleticana é decepcionante, dentro da Kyocera Arena ela é impressionante. Na condição de mandante, o Atlético é líder do Campeonato Brasileiro empatado com Fluminense e Palmeiras. Os três times conquistaram 40 pontos em 19 jogos, com aproveitamento de 70,2%. Porém, é necessário lembrar que essa classificação apresenta distorções em função de muitos times terem realizado jogos fora de seus estádios mesmo na condição de mandantes em função de punições impostas pelo STJD.

O próprio Atlético sofreu a interdição da Kyocera Arena por duas rodadas. Contra Figueirense e Fortaleza, o time jogou no Couto Pereira, de portões fechados. Excluindo essas partidas, o aproveitamento do Furacão como mandante sobe para 78,5% dos pontos disputados. No solo sagrado da Baixada, foram 12 vitórias, dois empates e três derrotas.



Últimas Notícias

Ao Sol e à Sombra

Gol de Matosas

É verdadeiramente impossível descrever o que se sente na primeira vez em que se entra em um estádio de futebol lotado, sobretudo quando se vive…

Brasileiro

Derrota em Porto Alegre

O Furacão fez boa partida, principalmente na primeira etapa, mas não reverteu em gols as chances e sofreu o castigo fatal aos 31 da etapa…