17 nov 2005 - 17h22

Marcão e Lima disputarão o Mundial pelo Al Ittihad

Primeiro foi Aloísio. O atacante, titular do Atlético em metade dos jogos da temporada, foi negociado com o São Paulo antes do término do Campeonato Brasileiro para que pudesse se preparar a tempo da disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. Nesta quinta-feira, mais dois titulares do Furacão acertaram suas transferências a fim de jogarem a competição internacional. O lateral-esquerda e zagueiro Marcão e o meia e atacante Lima foram negociados com o Al Ittihad, da Arábia Saudita, e jogarão ao lado dos brasileiros Tcheco e Pedrinho no Mundial.

Assim como Aloísio, Marcão também foi emprestado por um contrato de curta duração, inicialmente prevendo unicamente a disputa do Mundial. Porém, sua transação em definitivo pode ser acertada ao término da competição. Já Lima foi negociado em definitivo e sua ida para o exterior renderá vantagens financeiras para o Atlético, o Cruzeiro e o empresário Dico Xavier, que detinham os direitos econômicos do atleta.

Lima e Marcão são jogadores importantes do atual time do Atlético. Além de titulares absolutos, os dois ocupam lugares de destaque na equipe e no plantel. Marcão é o capitão do time e um dos jogadores mais queridos pela torcida, que admira sua raça e sua dedicação à camisa rubro-negra. Além disso, é considerado pelos colegas o jogador mais legal de todo o elenco. Por outro lado, Lima enfrentou certa resistência da torcida em seu início no Atlético, mas superou isso com muitos gols e força de vontade. Ele é o principal goleador do time em 2005, com 25 gols, e um dos jogadores essenciais no esquema do técnico Evaristo de Macedo, seja jogando como atacante ou como meia.

A possível ida dos dois jogadores para o futebol do exterior já vinha sido comentada pela imprensa esportiva. Há alguns dias, a Tribuna do Paraná informou que Lima interessava ao Al Ittihad. Outros veículos divulgaram que Marcão estava na lista de reforços de clubes sul-coreanos e japoneses. No início da tarde desta quinta-feira, a Furacao.com informou a possibilidade da transferência dos dois para o Al Ittihad.

A negociação avançou e foi confirmada pelo próprio capitão atleticano. "Eu gostaria de disputar este Mundial pelo Atlético, mas como Deus está me dando esta oportunidade, não vou desperdiçá-la", disse ele em entrevista à Gazeta do Povo Online. Lima foi negociado por US$ 2,5 mi, quantia sobre a qual o Atlético tem direito a 30%. Já os valores do empréstimo de Marcão não foram divulgados. Os dois jogadores não enfrentarão o Cruzeiro na noite desta quinta-feira.

Alterações

Com as saídas de Aloísio, Marcão e Lima, o Atlético começa o processo de reformulação de sua equipe para o ano de 2006. Ao que tudo indica, será adotada a mesma estratégia da temporada passada, quando o clube promoveu a negociação de diversos atletas para equilibrar as finanças (Jadson, Rogério Corrêa, Ivan e, posteriormente, Fernandinho), não renovou contrato com jogadores que não mais interessavam (Marinho e Fabiano) e não conseguiu manter atletas que possuíam outras propostas (caso específico de Washington).

Do atual elenco, há a possibilidade de que outros atletas também deixem o clube ao final deste Brasileiro, como Diego, Marín, Paulo André, Durval, Alan Bahia, Fabrício, Dagoberto e Finazzi. Por outro lado, alguns reforços são especulados, como os possíveis retornos de Michel Bastos e Cléber, sem contar com Ivan, que se recupera de lesão.

A diretoria do clube evita fazer comentários sobre a possibilidade de negociações. Portanto, resta à torcida atleticana aguardar por notícias sobre a renovação do plantel.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…