17 nov 2005 - 17h22

Marcão e Lima disputarão o Mundial pelo Al Ittihad

Primeiro foi Aloísio. O atacante, titular do Atlético em metade dos jogos da temporada, foi negociado com o São Paulo antes do término do Campeonato Brasileiro para que pudesse se preparar a tempo da disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. Nesta quinta-feira, mais dois titulares do Furacão acertaram suas transferências a fim de jogarem a competição internacional. O lateral-esquerda e zagueiro Marcão e o meia e atacante Lima foram negociados com o Al Ittihad, da Arábia Saudita, e jogarão ao lado dos brasileiros Tcheco e Pedrinho no Mundial.

Assim como Aloísio, Marcão também foi emprestado por um contrato de curta duração, inicialmente prevendo unicamente a disputa do Mundial. Porém, sua transação em definitivo pode ser acertada ao término da competição. Já Lima foi negociado em definitivo e sua ida para o exterior renderá vantagens financeiras para o Atlético, o Cruzeiro e o empresário Dico Xavier, que detinham os direitos econômicos do atleta.

Lima e Marcão são jogadores importantes do atual time do Atlético. Além de titulares absolutos, os dois ocupam lugares de destaque na equipe e no plantel. Marcão é o capitão do time e um dos jogadores mais queridos pela torcida, que admira sua raça e sua dedicação à camisa rubro-negra. Além disso, é considerado pelos colegas o jogador mais legal de todo o elenco. Por outro lado, Lima enfrentou certa resistência da torcida em seu início no Atlético, mas superou isso com muitos gols e força de vontade. Ele é o principal goleador do time em 2005, com 25 gols, e um dos jogadores essenciais no esquema do técnico Evaristo de Macedo, seja jogando como atacante ou como meia.

A possível ida dos dois jogadores para o futebol do exterior já vinha sido comentada pela imprensa esportiva. Há alguns dias, a Tribuna do Paraná informou que Lima interessava ao Al Ittihad. Outros veículos divulgaram que Marcão estava na lista de reforços de clubes sul-coreanos e japoneses. No início da tarde desta quinta-feira, a Furacao.com informou a possibilidade da transferência dos dois para o Al Ittihad.

A negociação avançou e foi confirmada pelo próprio capitão atleticano. "Eu gostaria de disputar este Mundial pelo Atlético, mas como Deus está me dando esta oportunidade, não vou desperdiçá-la", disse ele em entrevista à Gazeta do Povo Online. Lima foi negociado por US$ 2,5 mi, quantia sobre a qual o Atlético tem direito a 30%. Já os valores do empréstimo de Marcão não foram divulgados. Os dois jogadores não enfrentarão o Cruzeiro na noite desta quinta-feira.

Alterações

Com as saídas de Aloísio, Marcão e Lima, o Atlético começa o processo de reformulação de sua equipe para o ano de 2006. Ao que tudo indica, será adotada a mesma estratégia da temporada passada, quando o clube promoveu a negociação de diversos atletas para equilibrar as finanças (Jadson, Rogério Corrêa, Ivan e, posteriormente, Fernandinho), não renovou contrato com jogadores que não mais interessavam (Marinho e Fabiano) e não conseguiu manter atletas que possuíam outras propostas (caso específico de Washington).

Do atual elenco, há a possibilidade de que outros atletas também deixem o clube ao final deste Brasileiro, como Diego, Marín, Paulo André, Durval, Alan Bahia, Fabrício, Dagoberto e Finazzi. Por outro lado, alguns reforços são especulados, como os possíveis retornos de Michel Bastos e Cléber, sem contar com Ivan, que se recupera de lesão.

A diretoria do clube evita fazer comentários sobre a possibilidade de negociações. Portanto, resta à torcida atleticana aguardar por notícias sobre a renovação do plantel.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…