6 dez 2005 - 9h45

Atlético foi o campeão de desarmes no Brasileiro

A Folha de São Paulo divulgou ontem os números estatísticos finais do Campeonato Brasileiro 2005. O Atlético foi o melhor dos 22 times nos desarmes, com média de 139,9 por jogo. Curiosamente, os seis representantes do sul ficaram entre os 10 melhores neste quesito, comprovando a fama de bons marcadores da região. Individualmente, o zagueiro Paulo André foi o quarto melhor, com 21,8 desarmes por jogo, atrás apenas de Cáceres (Atlético/MG), Valdson (Paysandu) e Naldo (Juventude).

Em razão da forte marcação atleticana que lhe garantiu a liderança nos desarmes, o time também foi muito faltoso, acabando em quarto neste ranking coletivo. Na média, o Atlético cometeu 26,4 faltas por jogo, sendo superado apenas por Goiás, Juventude e Coritiba.

O Atlético também aparece como o quinto melhor ataque, com média de 1,81 gols por jogo (76 no total). Este número absoluto de gol é o segundo melhor da história do clube em Campeonatos Brasileiros.

Outro destaque individual do clube foi o goleiro Tiago Cardoso, que liderou o ranking de defesas, com 5,3 por jogo. O atleticano dividiu a liderança com o goleiro Donizete do Brasiliense, deixando Bosco (Fortaleza) e Alexandre Fávaro (Paysandu) para trás.

Na seleção da Folha nenhum atleticano foi incluído, ao contrário de 2004, quando Diego, Marinho, Jadson e Washington foram premiados. Além disso, Washington foi eleito o craque com 100% dos votos e Jadson a revelação de 2004.

A seleção de 2005 foi a seguinte: Rogério Ceni (Sâo Paulo), Gabriel (Fluminense), Lugano (São Paulo), Gamarra (Palmeiras) e Jorge Wagner (Internacional); Marcelo Mattos (Corinthians), Tinga (Internacional), Roger (Corinthians) e Petkovic (Fluminense); Rafael Sóbis (Internacional) e Tevez (Corinthians). Treinador: Muricy Ramalho (Internacional). Rafael Sóbis foi eleito a revelação e Tevez o craque do Brasileirão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…