9 dez 2005 - 0h14

Conheça o case "Naming Rights: KyoceraArena"

O Atlético recebeu esta semana o prêmio Top de Marketing 2005, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR). O case "Naming Rights – KyoceraArena" rendeu ao Rubro-negro o tricampeonato do Top de Marketing – o case “Atlético Total”, em 1999, e o “Clube Atlético dos Paranaenses”, em 2003, também já foram premiados.

O programa vencedor deste ano trata da venda do nome do estádio Joaquim Américo para a multinacional Kyocera por um período de três anos. O trabalho foi conduzido pela agência Duet Marketing, do publicitário Nelson Fanaya Filho.

A cerimônia de entrega do prêmio Top de Marketing 2005 foi apresentada pela atriz Daniela Escobar, que ganhou do Diretor de Marketing clube, Mauro Holzmann, um botton do Atlético. O case atleticano foi um dos 12 premiados, entre os mais de 60 trabalhos inscritos na edição regional do principal concurso de marketing do país.

Conheça um pouco melhor o case "Naming Rights – KyoceraArena", publicado no suplemento “Top de Marketing 2005”, da Gazeta do Povo desta quinta-feira:

Nome que rende dividendos
Atlético Paranaense firma contrato inédito com a Kyocera Mita América e transforma a Arena da Baixada

O futebol brasileiro tem experimentado uma mudança gradativa no modo de administrar os clubes. Os clubes estão se transformando em empresas e os cartolas se profissionalizando. Dentro desse novo cenário esportivo/empresarial, os clubes têm procurado diversificar as suas receitas para garantir mais recursos para a contratação de novos jogadores e a manutenção dos times. O Atlético Paranaense inovou e foi o primeiro clube a firmar um contrato de “Noming Rights” da história do futebol brasileiro. Em março deste ano, foi anunciado o acordo entre o clube e a Kyocera Mita América que transformou a Arena da Baixada (estádio do Atlético) na Kyocera Arena.

A Arena da Baixada é considerado um dos melhores e mais bem equipados estádios brasileiros. O Atlético, atento a este diferencial, investiu na elaboração de um projeto para promover o local como um produto atraente para investidores. Bancos, companhias aéreas e empresas de vários segmentos foram visitadas por uma equipe de profissionais de venda treinados especialmente para a tarefa. A Kyocera enxergou uma excelente possibilidade de expor sua marca de copiadora recém-chegada no Brasil. “A região latino-americana representa um porcentual pequeno, mas que cresce rapidamente, das vendas da Kyocera Mita América. A decisão de patrocinar o Atlético Paranaense demonstra nosso compromisso com esta região em crescimento”, declarou o presidente da Kyocera Mita América, Tony Pater no case apresentado à ADVB-PR, vencedor desta edição.

Os valores envolvidos na transação não são divulgados por razões contratuais. No entanto, os resultados financeiros para o clube são extremamente vantajosos. O contrato tem a duração de três anos, com possibilidade de renovação por mais dois. O Atlético continua sendo responsável pela administração e operação da Kyocera Arena, com total autonomia. A Kyocera poderá utilizar o estádio para ações promocionais de seus produtos e de relacionamento com o público. A empresa também se tornou patrocinadora da equipe rubro-negra e as camisas do time passaram a ter a marca da empresa.

Os recursos decorrentes da cessão de noming rights poderão ser aplicados tanto na manutenção do estádio quanto nos projetos de melhoria. No próximo ano, o Atlético vai apresentar o projeto de finalização da Kyocera Arena, de olho na Copa do Mundo de 2014. A área do camarote vip será transformada num lounge, que poderá ser utilizado pela Kyocera e pelo Atlético como espaço de eventos, mesmo em dias em que não houver jogos.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…