23 dez 2005 - 10h58

Fisiologia do Atlético vira modelo para Corinthians

Transformar um jogador franzino em um atleta que alia força e velocidade. Aparentemente, o trabalho parece uma espécie de mágica que junta medicina e o mundo da bola. Porém, esse tipo de trabalho é fruto de um programa de fisiologia, bastante comum no futebol europeu. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, e Kaká já foram submetidos a esse tipo de trabalho.

No futebol brasileiro, o Atlético é o clube que desenvolve trabalho semelhante, coordenado pelo fisiologista Raul Osiecki. Agora, o Corinthians pretende implantar o mesmo trabalho. No Furacão, jogadores como Dagoberto e Fernandinho ganharam massa muscular e puderam conciliar mais força e velocidade em campo.

A partir de 2006, o Corinthians também passará a utilizar método semelhante ao usado pelo Atlético. “Os grandes estudiosos do futebol viram que o que decide a partida é a parte anaeróbica. Eles inverteram a base de treinamento e colocaram como fundamental a potência e isso que estou querendo demonstrar no Corinthians”, afirmou o fisiologista do clube, Renato Lotufo, ao site do Globo Esporte.

O Atlético possui hoje em seu departamento de futebol um profissional específico para planejar esse tipo de atividade. Trata-se do diretor-técnico Antonio Carlos Gomes, que atua em especial na área científica. Recentemente, os trabalhos exercidos por Antonio Carlos Gomes foram reconhecidos pelo presidente Mario Celso Petraglia, que destacou a divulgação da excelência na fisiologia, medicina, na formação de atletas e na busca de talentos do Atlético.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…