Ferreira foi o melhor jogador do Atlético em 2005
O meia David Ferreira foi o melhor atleta do Clube Atlético Paranaense na temporada 2005. Ele foi eleito em enquete promovida pelo site Furacao.com. Mesmo tendo sido contratado no meio do ano, o jogador colombiano teve boas atuações no Campeonato Brasileiro e conquistou a confiança da torcida atleticana. Antes mesmo do término do seu contrato, a diretoria acertou a aquisição de seus direitos contratuais e renovou seu vínculo por mais três anos.
A equipe da Furacao.com avaliou os jogadores do Atlético em todas as partidas do ano. Cada jogo contou com pelo menos três avaliadores. Após o cômputo das notas, o melhor jogador de cada mês recebeu o Troféu Furacao.com. O prêmio foi instituído no início de 2004 e se trata de uma maneira de homenagear aqueles que se destacam com a camisa rubro-negra e ajudam a equipe. Ao final do ano, todas as notas foram computadas e os jogadores com as dez melhores médias foram os seguintes (mínimo de participação de 25% dos jogos):
1. Diego – 7,01 (72% dos jogos)
2. Ferreira – 6,98 (32% dos jogos)
3. Tiago Cardoso – 6,95 (26% dos jogos)
4. Paulo André – 6,74 (41% dos jogos)
5. Marcão – 6,47 (72% dos jogos)
6. Danilo – 6,44 (77% dos jogos)
7. Evandro – 6,40 (51% dos jogos)
8. Alan Bahia – 6,38 (74% dos jogos)
9. Baloy – 6,32 (27% dos jogos)
10. Lima – 6,29 (66% dos jogos)
Diante disso, o site promoveu uma enquete para saber a opinião dos internautas atleticanos sobre quem foi o melhor jogador da temporada. Depois de dez dias e quase 7 mil votos, o resultado final foi o seguinte:
1. Ferreira – 39% dos votos
2. Marcão – 38,3%
3. Paulo André – 10,2%
4. Diego – 9,8%
5. Tiago Cardoso – 2,7%
Ferreira, que terminou a temporada com a segunda melhor média, venceu acirrada disputa com Marcão, o quinto melhor nas notas. Com isso, o jogador receberá um Troféu Furacao.com especial por ter sido eleito o melhor jogador da temporada. Durante o ano, ele já havia recebido três Troféus, referentes aos meses de agosto, setembro e novembro.
Clique aqui para conferir o resultado final da enquete.
Desempenho
Aos 26 anos, David Arturo Ferreira Rico experimentou em 2005 sua primeira experiência internacional. Deixou o futebol colombiano, onde havia defendido Expreso Rojo, Real Cartagena e América de Cáli, para vestir a camisa do Atlético, vice-campeão da Libertadores da América. Depois de encontrar dificuldades para se adaptar, passou a brilhar após uma atuação destacada contra o São Paulo, no final do primeiro turno do Brasileiro. O Atlético venceu a partida por 4 a 2, com dois gols de Ferreira. Nesta partida, ele caiu nas graças da torcida.
Em todo o ano, ele disputou 24 jogos, todos pelo Campeonato Brasileiro, tendo permanecido em campo durante 1.820 minutos (o equivalente a 20 jogos inteiros). Marcou nove gols e recebeu cinco cartões amarelos. Além disso, foi também expulso de campo em uma ocasião.
Além de ter recebido por três vezes o Troféu Furacao.com, David Ferreira também se destacou em outras premiações. Na Bola de Prata da Revista Placar, por exemplo, o colombiano terminou na quinta colocação entre os meias, com a boa média 5,95. Graças a isso, foi convidado a participar da cerimônia de entrega do prêmio, em São Paulo.
Apesar da baixa estatura, Ferreira consegue se destacar em campo graças à sua extraordinária condição física, que lhe permite cobrir todas as posições do meio-campo e variar de função, confundindo a marcação adversária. Além disso, é habilidoso e um grande finalizador, especialmente nos chutes de longa distância. Neste ano, destacou-se jogando em uma função ofensiva, às vezes até como segundo atacante. Porém, jogou muitas partidas no América de Cáli como segundo volante, auxiliando na marcação.