6 jan 2006 - 0h00

Matthäus ou não Matthäus?

No final da manhã desta quinta-feira, uma notícia causou grande impacto em Curitiba: o Atlético havia contratado o lendário Lothar Matthäus para ser o técnico do time na temporada 2006. Rapidamente, a informação se espalhou. Na Boca Maldita, não se falou sobre outro assunto durante toda a tarde. Nas empresas, torcedores atleticanos conversaram com entusiasmo sobre a chegada do consagrado alemão, recordista de participações em Copas do Mundo.

Nos veículos de comunicação a notícia também foi tema central. O edição nacional do programa Globo Esporte, da TV Globo, apresentou uma participação ao vivo de uma repórter em frente à Kyocera Arena falando sobre a possibilidade da contratação de Matthäus. Rádios e sites também noticiaram a reunião de Matthäus com os dirigentes Mario Celso Petraglia e João Augusto Fleury da Rocha.

Tudo parecia confirmado, mas ainda no início da tarde, o clube, através de sua assessoria de imprensa, desmetiu a contratação. Por outro lado, o próprio Matthäus declarou estar entusiasmado com a possibilidade de comandar o Atlético e o presidente Fleury confirmou que o clube está de portas abertas para o técnico alemão.

Durante a tarde, acompanhado por funcionários do Atlético e pelo procurador Márcio Bittencourt, Matthäus conheceu a cidade de Curitiba, já verificando as condições para uma eventual mudança. No final do dia, deixou o Brasil com a promessa de dar uma reposta ao Atlético nos próximos dias. "Nós temos 25 dias para esperar uma resposta do Lothar Matthäus. Esse é o nosso prazo limite. Quem sabe ele não possa ser o nosso comandante nessa temporada?", ponderou Fleury.

Será?

Diante disso, a dúvida sobre o comando técnico do Atlético permanece. Apesar de estar tudo bem encaminhado para a contratação de Lothar Matthäus, ainda não é possível afirmar com certeza absoluta que ele é o novo treinador do clube. A situação é a seguinte: o Atlético sondou alguns técnicos e teve uma reunião com Matthäus. As duas partes demonstraram interesse em asssinar contrato, mas há fatores que podem impedir o negócio.

Primeiramente, Matthäus tem de conversar com sua família. Depois, precisa providenciar sua mudança para o Brasil, acertando questões pendentes na Hungria e na Alemanha. Matthäus participa da divulgação da Copa do Mundo da Alemanha e tem uma série de compromissos com o Comitê Organizador, presidido por Franz Beckenbauer, que foi seu técnico na seleção. Além disso, é preciso que o técnico obtenha um visto de trabalho no Brasil, uma vez que é estrangeiro.

A oficialização da contratação de Matthäus só deverá acontecer nos próximos dias.

Repercussão

O interesse do Atlético por Matthäus repercutiu nacional e internacionalmente. Na Alemanha, dezenas de sites esportivos divulgaram a possibilidade de o ex-craque da seleção comandar um grande clube brasileiro nesta temporada.

No Brasil, a notícia foi divulgada por canais de televisão, emissoras de rádio e sites. Além do Globo Esporte, a TV Globo divulgou a notícia no Jornal Nacional e no Jornal da Globo. Em âmbito local, as rádios Banda B, Paraná e Clube B-2 já confirmaram a contratação do técnico alemão. A rádio Transamérica foi mais cautelosa, divulgando apenas o interesse. No entanto, a Clube B-2 voltou atrás e divulgou no programa Turma do Bate Papo, às 23h, que a negociação fracassou em função do alto salário pedido pelo técnico alemão.

O site RubroNegro.Net, que foi um dos primeiros veículos a divulgar a informação, garante que o negócio está certo, enquanto que o E-Atlético.com trata a contratação como uma hipótese e não certeza.

Os sites esportivos Globo Online, Lancenet!, Placar, GloboEsporte.com e Gazeta Esportiva veicularam notícias sobre a negociação do Atlético com Matthäus. O site paranaense FutebolPR afirmou que Matthäus já é o novo técnico do Atlético. Por outro lado, Gazeta do Povo Online e Folha Online relatam que houve uma conversa entre o técnico alemão e a diretoria atleticana, mas que o negócio não deu certo e Matthäus não será o técnico do clube.

A Furacao.com também aguardará a palavra oficial do clube para considerar Lothar Matthäus o novo técnico do Atlético. A notícia que permaneceu na capa do site durante toda a quinta-feira chegou a veicular incialmente que o negócio já estava concretizado. Porém, minutos depois a reportagem foi atualizada para considerar que as negociações estavam muito avançadas, mas ainda não finalizadas.

Confira as notícias sobre a negociação de Lothar Matthäus com o Atlético:

Sites que confirmaram a contratação
Lothar Matthäus é o novo técnico do Furacão (RubroNegro.Net)
Alemão Matthäus é o técnico (FutebolPR)

Sites que disseram que a negociação está em andamento
Bomba?!?!?!? (E-Atlético)
Lothar Matthäus estuda proposta para dirigir o Atlético-PR (Globo Online)
Matthaus poderá ser o novo técnico do Furacão (Lancenet!)
Atlético-PR não confirma contratação de Matthäus (Placar)
Matthäus dá resposta ao Furacão até domingo (GloboEsporte.com)
Visita faz Matthaus ser cogitado como novo técnico do Furacão (Gazeta Esportiva)

Sites que disseram que a contratação fracassou
Não é Matthäus, diretoria espera por Toninho Cerezo (Gazeta do Povo Online)
Atlético-PR descarta Matthäus e corre atrás de Toninho Cerezo (Folha Online)



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…