6 jan 2006 - 0h00

Matthäus ou não Matthäus?

No final da manhã desta quinta-feira, uma notícia causou grande impacto em Curitiba: o Atlético havia contratado o lendário Lothar Matthäus para ser o técnico do time na temporada 2006. Rapidamente, a informação se espalhou. Na Boca Maldita, não se falou sobre outro assunto durante toda a tarde. Nas empresas, torcedores atleticanos conversaram com entusiasmo sobre a chegada do consagrado alemão, recordista de participações em Copas do Mundo.

Nos veículos de comunicação a notícia também foi tema central. O edição nacional do programa Globo Esporte, da TV Globo, apresentou uma participação ao vivo de uma repórter em frente à Kyocera Arena falando sobre a possibilidade da contratação de Matthäus. Rádios e sites também noticiaram a reunião de Matthäus com os dirigentes Mario Celso Petraglia e João Augusto Fleury da Rocha.

Tudo parecia confirmado, mas ainda no início da tarde, o clube, através de sua assessoria de imprensa, desmetiu a contratação. Por outro lado, o próprio Matthäus declarou estar entusiasmado com a possibilidade de comandar o Atlético e o presidente Fleury confirmou que o clube está de portas abertas para o técnico alemão.

Durante a tarde, acompanhado por funcionários do Atlético e pelo procurador Márcio Bittencourt, Matthäus conheceu a cidade de Curitiba, já verificando as condições para uma eventual mudança. No final do dia, deixou o Brasil com a promessa de dar uma reposta ao Atlético nos próximos dias. "Nós temos 25 dias para esperar uma resposta do Lothar Matthäus. Esse é o nosso prazo limite. Quem sabe ele não possa ser o nosso comandante nessa temporada?", ponderou Fleury.

Será?

Diante disso, a dúvida sobre o comando técnico do Atlético permanece. Apesar de estar tudo bem encaminhado para a contratação de Lothar Matthäus, ainda não é possível afirmar com certeza absoluta que ele é o novo treinador do clube. A situação é a seguinte: o Atlético sondou alguns técnicos e teve uma reunião com Matthäus. As duas partes demonstraram interesse em asssinar contrato, mas há fatores que podem impedir o negócio.

Primeiramente, Matthäus tem de conversar com sua família. Depois, precisa providenciar sua mudança para o Brasil, acertando questões pendentes na Hungria e na Alemanha. Matthäus participa da divulgação da Copa do Mundo da Alemanha e tem uma série de compromissos com o Comitê Organizador, presidido por Franz Beckenbauer, que foi seu técnico na seleção. Além disso, é preciso que o técnico obtenha um visto de trabalho no Brasil, uma vez que é estrangeiro.

A oficialização da contratação de Matthäus só deverá acontecer nos próximos dias.

Repercussão

O interesse do Atlético por Matthäus repercutiu nacional e internacionalmente. Na Alemanha, dezenas de sites esportivos divulgaram a possibilidade de o ex-craque da seleção comandar um grande clube brasileiro nesta temporada.

No Brasil, a notícia foi divulgada por canais de televisão, emissoras de rádio e sites. Além do Globo Esporte, a TV Globo divulgou a notícia no Jornal Nacional e no Jornal da Globo. Em âmbito local, as rádios Banda B, Paraná e Clube B-2 já confirmaram a contratação do técnico alemão. A rádio Transamérica foi mais cautelosa, divulgando apenas o interesse. No entanto, a Clube B-2 voltou atrás e divulgou no programa Turma do Bate Papo, às 23h, que a negociação fracassou em função do alto salário pedido pelo técnico alemão.

O site RubroNegro.Net, que foi um dos primeiros veículos a divulgar a informação, garante que o negócio está certo, enquanto que o E-Atlético.com trata a contratação como uma hipótese e não certeza.

Os sites esportivos Globo Online, Lancenet!, Placar, GloboEsporte.com e Gazeta Esportiva veicularam notícias sobre a negociação do Atlético com Matthäus. O site paranaense FutebolPR afirmou que Matthäus já é o novo técnico do Atlético. Por outro lado, Gazeta do Povo Online e Folha Online relatam que houve uma conversa entre o técnico alemão e a diretoria atleticana, mas que o negócio não deu certo e Matthäus não será o técnico do clube.

A Furacao.com também aguardará a palavra oficial do clube para considerar Lothar Matthäus o novo técnico do Atlético. A notícia que permaneceu na capa do site durante toda a quinta-feira chegou a veicular incialmente que o negócio já estava concretizado. Porém, minutos depois a reportagem foi atualizada para considerar que as negociações estavam muito avançadas, mas ainda não finalizadas.

Confira as notícias sobre a negociação de Lothar Matthäus com o Atlético:

Sites que confirmaram a contratação
Lothar Matthäus é o novo técnico do Furacão (RubroNegro.Net)
Alemão Matthäus é o técnico (FutebolPR)

Sites que disseram que a negociação está em andamento
Bomba?!?!?!? (E-Atlético)
Lothar Matthäus estuda proposta para dirigir o Atlético-PR (Globo Online)
Matthaus poderá ser o novo técnico do Furacão (Lancenet!)
Atlético-PR não confirma contratação de Matthäus (Placar)
Matthäus dá resposta ao Furacão até domingo (GloboEsporte.com)
Visita faz Matthaus ser cogitado como novo técnico do Furacão (Gazeta Esportiva)

Sites que disseram que a contratação fracassou
Não é Matthäus, diretoria espera por Toninho Cerezo (Gazeta do Povo Online)
Atlético-PR descarta Matthäus e corre atrás de Toninho Cerezo (Folha Online)



Últimas Notícias

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…

Brasileiro

Roteiro repetido

Sem nenhuma inspiração e fazendo um sacrifício danado para tentar segurar um empate sem gols contra o Fluminense num Maracanã com mais de 36 mil…

Notícias

Quanto custam R$67,6 milhões?

Uma das questões mais importante do mercado financeiro é “Quanto esse capital vai me custar?“. A pergunta esta predicada na premissa que todo dinheiro que…