Admito que quando fiquei sabendo da contratação do Lothar Matthäus, também e como muitos outros pensei num primeiro instante principalmente nos motivos de marketing (divulgação da marca Atlético) que devem ter levado a diretoria do Furacão à esta decisão. De alguma forma me causou um certo desconforto. Vale lembrar que o currículo do Lothar Matthäus como técnico (ainda) não é a mesma coisa do jogador Matthäus.
Só num segundo instante percebi que esta contratação pode ser uma verdadeira constelação onde todos saem ganhando. Porque? Quando o antigo técnico da seleção alemã, Rudi Völler, renunciou após do fracasso na Copa da Europa em 2004, a federação alemã de futebol teve grandes dificuldades para encontrar um novo técnico. Parecia que ninguém queria assumir a grande responsabilidade e se submeter à cobrança desumana da imprensa alemã. Só o próprio Lothar Matthäus manifestou interesse, mas a federação deu preferência a Jürgen Klinsmann. Na época, li várias entrevistas na imprensa alemã e me parece que o Matthäus ficou muito magoado com esta decisão.
Agora, o que tudo isto tem que ver com o fato que o trabalho no Furacão pode ser uma situação ganha/ganha para todos?! É simples…. eu penso que o Lothar Matthäus deve ter uma motivação enorme, quer mostrar serviço para se recomendar para uma futura oportunidade de comandar a seleção alemã, eu acredito que ele ainda não desistiu deste objetivo. Para isto (e na cabeça do pessoal na Alemanha), sucesso com um time brasileiro é uma plataforma de prestígio enorme!! Tomara que dê certo… eu pelo menos já estou cruzando os dedos!!
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.