13 jan 2006 - 11h31

Matthäus comandará também a formação de atletas

Além de dirigir o time profissional do Atlético, o técnico alemão Lothar Matthäus terá influência sobre todo o departamento de futebol do clube. Isso inclui o departamento de formação de atletas (nova designação para as categorias de base). A intenção é aproveitar a experiência e o conhecimento de Matthäus para formar jogadores mais completos, especialmente nos planos tático e de postura fora dos gramados. O objetivo a longo prazo é produzir atletas que sejam mais valorizados no futebol europeu.

"Ele não será só técnico do time principal. A abrangência de seu trabalho será mais ampla. Matthäus supervisionará também todas as categorias de base do Atlético", afirmou o presidente do Conselho Deliberativo Mario Celso Petraglia à Folha de S.Paulo. A idéia da diretoria atleticana é a de que Matthäus esteja em permanente contato com Marco Biasotto, supervisor do departamento de formação, e sugira práticas de treinamento e procedimentos gerais para a formação dos jogadores.

"Queremos formar atletas cientificamente. Queremos a interação do futebol brasileiro com o europeu", disse o presidente João Augusto Fleury da Rocha à Agência Lance. Petraglia não esconde a intenção de formar atletas para negociá-los com o exterior. A participação de Matthäus no clube seria uma espécie de "selo de qualidade" dos jogadores revelados pelo Furacão. "Queremos implantar a adaptação a uma cultura de treinamento européia tanto nos treinos quanto na cultura tática. Os meninos já vão mentalizando a possibilidade de amanhã entrarem no mercado internacional", comentou o dirigente.

O próprio Matthäus já divulgou que boa parte de seu trabalho no clube será dedicado à formação de atletas. "Em meu trabalho diário eu irei comandar principalmente jogadores jovens, os quais tentarei adaptar especialmente durante o campeonato", declarou ele em entrevista ao jornal alemão Die Welt.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…