13 jan 2006 - 1h50

Zagueiro Lacerda chega para período de observação

O zagueiro Lacerda, da Sapucaiense, deve ser contratado pelo Atlético nos próximos dias. O jogador, de 21 anos, apresentou-se nesta segunda-feira ao CT do Caju e já realizou exames médicos. Lacerda ainda não assinou contrato com o Rubro-Negro, razão pela qual o clube ainda não confirma sua contratação. De acordo com a assessoria de imprensa do Atlético, Lacerda está em "observação" pela comissão técnica.

Porém, segundo a Furacao.com apurou, a negociação está avançada. "Está tudo bem encaminhado. O jogador já está no CT do Caju", afirmou José Luiz Reche Cristianetti, o Chico, presidente da Sapucaiense, em entrevista exclusiva ao site Furacao.com. De acordo com ele, a diretoria do Atlético pediu para que o jogador ficasse treinando no CT do Caju por um período antes de assinar o contrato. "Não fizemos nenhuma objeção a esse pedido. O Lacerda pode treinar para o pessoal conhecer seu futebol. Isso não nos preocupa, pois a qualidade dele é acima da média", comentou.

A intenção do clube gaúcho é negociar apenas parte dos direitos federativos do zagueiros, em um sistema de parceria igual aos que o Atlético costuma celebrar. "Não nos interessa vender todos os direitos dele", disse Cristianetti. O clube estipulou um prazo até o dia 25 deste mês para que o Atlético decida contratar o jogador.

Quem é

Rafael Lacerda é natural de São Leopoldo (Rio Grande do Sul) e iniciou sua carreira nas categorias de base do Aymoré, mesma equipe onde foi revelado o também zagueiro e hoje técnico Luiz Felipe Scolari. No ano passado, Lacerda foi contrato pelo Grêmio Esportivo Sapucaiense, da vizinha Sapucaia do Sul, e passou ainda pelas categorias de base do clube antes de estrear no time profissional.

O zagueiro foi capitão da Sapucaiense na Série B do Campeonato Gaúcho e teve grande destaque – a equipe chegou à terceira fase da competição, mas não se classificou para o quadrangular final. Segundo a imprensa gaúcha, o estilo de jogo de Lacerda lembra o de Mauro Galvão. Além de exercer liderança, é um jogador técnico, que gosta de sair para o jogo e se destaca também nas bolas aéreas. Apesar de destro, Lacerda costuma jogar pela esquerda.

No Sapucaiense, Lacerda foi dirigido pelo técnico Mazaropi, ex-goleiro do Grêmio e do Vasco. "É um jogador técnico, de bom cabeceio e que trabalha muito bem na recuperação. Comigo, ele jogou na sobra ou na esquerda", comentou o treinador, que preferencialmente adotou o sistema tático 4-4-2 durante a última temporada.

Interesse de outros clubes

O Coritiba também estava interessado na contratação do zagueiro Lacerda. O clube chegou a fazer uma proposta pelo atleta, mas tanto o jogador quanto a Sapucaiense consideraram mais interessante negociar com uma equipe da Série A do Campeonato Brasileiro. "Vários clubes do Brasil tinham interesse no Lacerda, mas demos preferência ao Atlético porque o clube tem uma ótima estrutura e conhecemos bem o professor Antonio Carlos Gomes", disse Cristianetti.

O presidente da Sapucaiense revelou que, além da dupla Atletiba, também sondaram o atleta os seguintes clubes: Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro e Ponte Preta.



Últimas Notícias