O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
8 fev 2006 - 13h40

O verdadeiro Monumental

Nestas andanças por este mundo que ama o futebol, e muitas vezes tem muito a ensinar ao futebol brasileiro, acabei no mês de janeiro passando alguns dias em Buenos Aires, e de maneira bastante natural mergulhei em algumas análises e comparações do futebol e da estrutura dos clubes portenhos com os clubes aqui da nossa capital. É estranho, mas apesar de ser um país diferente, com uma cultura e costumes muito distintos, consegui visualizar alguns pontos em comum e cabíveis de algumas reflexões.

No site dos nossos amigos da divisão inferior, existe uma “força” que sugere que o velho e defasado estádio seja rebatizado de “monumental” (!) dado a sua “majestosidade e imponência”. Certo, e o que isso tem a ver com a minha comparação? Bem, tive a oportunidade de assistir a uma partida da Libertadores da América entre Clube Atlético River Plate x Oriente Petrolero, este último da Bolívia. O estádio do River é conhecido mundialmente como Monumental de Nuñez e carinhosamente chamado de Monumental pela torcida portenha. E esse foi o motivo pelo qual mergulhei na comparação, pensando, o que o estádio do River tem em comum com o dos nossos colegas da segundona?

No monumental, o verdadeiro, já tivemos jogos importantes que decidiram copa do mundo, final de Libertadores, sulamericana e tantos campeonatos realmente importantes, um estádio realmente majestoso, grande, bonito, tendo como dono um clube que muito me impressionou pela organização, estrutura, cuidado com a história do clube e com olhos voltados para o futuro sem esquecer do seu passado brilhante, pois estão às vesperas de inaugurar o maior museu interativo da América Latina. É estranho mesmo, pois onde está a noção de majestosidade e grandiosidade do velho e surrado “Alto de tantas Glórias”? O estádio deles demanda coisas básicas e não proporciona segurança e qualidade no serviço de se assistir uma partida de futebol. E que jogos importantes podemos lembrar? Acredito que a única oportunidade de o “majestoso” ver uma final de Libertadores foi ano passado quando chegou a ser cogitado para que o Furacão o utilizasse, salvo isso o estádio está com o destino de cada vez mais ser palco de “grandes” jogos de divisões inferiores.

O que eles precisam saber e ter na mente é que para um estádio, um clube ou uma instituição realmente ser considerada grande e monumental deve sempre estar presente em decisões, campeonatos importantes e não apenas mudando o nome de seu estádio ou dando aquela velha demão de tinta verde! Pois é temos que concordar, o verdadeiro Monumental é o Argentino!



Últimas Notícias