15 fev 2006 - 1h21

Furacão volta à Copa do Brasil

Depois de três anos longe da competição, o Atlético estréia nesta quarta-feira, às 22h, na Copa do Brasil. A última participação do Furacão havia sido em 2003, quando foi eliminado na segunda fase pelo Sport. Em 2004, o time não conseguiu classificação, já que foi eliminado nas quartas-de-final do Campeonato Paranaense. E, no ano passado, por disputar a Libertadores, o Rubro-Negro não pôde disputar a competição.

Esta é a décima participação do Atlético na história da Copa do Brasil, competição que começou a ser disputada em 1989, substituindo a Taça Brasil, extinta 21 anos antes. A copa surgiu em formato eliminatório, reunindo os campeões estaduais e os vices dos estados mais representativos. Mais tarde, o número de participantes foi expandido. Até hoje, a Copa do Brasil é vista pelos clubes como o caminho mais curto para a Copa Libertadores da América.

O Atlético participou da competição em 1989, 1991, 1992, 1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2003 e 2006. As melhores campanhas do Rubro-Negro foram nos anos de 1992, 1997, 1999 e 2001, quando foi eliminado nas quartas-de-final.

O mapa da Copa

Seis confrontos em jogos eliminatórios e, caso vença, vaga garantida na Libertadores 2007. Esse é o resumo da Copa do Brasil. Para o Atlético poder voltar a disputar a Libertadores, competição em que foi vice-campeão no ano passado, o mapa da Copa do Brasil prevê o seguinte caminho:

O primeiro adversário do Atlético na competição é o Moto Club, vice-campeão maranhense em 2005. Para passar direto de fase, o Furacão precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença o jogo desta quarta-feira. Outro resultado leva a decisão da vaga para a Kyocera Arena, na próxima semana, dia 22.

Se conseguir eliminar o Moto, o Rubro-Negro enfrenta na segunda fase o vencedor de Volta Redonda e América-MG. O Volta Redonda é o atual vice-campeão carioca enquanto o América conquistou o título da Taça MG, que também garante uma vaga na competição.

Caso chegue às oitavas-de-final, o Atlético enfrentará o vencedor dos confrontos entre Grêmio e Piauí e Noroeste e 15 de Novembro de Campo Bom. Já para as quartas-de-final, o adversário será Vasco, Botafogo da Paraíba, Iraty, Ulbra, São Caetano, Cabofriense, Criciúma ou Novo Hamburgo.

Finalmente, os candidatos a uma possível semifinal contra o Atlético são os seguintes times: Fluminense, Operário-MT, Treze, CENE, Paysandu, Colinas, Vila Nova, Grêmio Coariense, Cruzeiro, Nacional de Manaus, CRB, São José, Santa Cruz, Vila Aurora, Vitória e Imperatriz.

A estréia

O primeiro passo do Atlético na Copa do Brasil 2006 será dado nesta quarta-feira. Jogando no Maranhão, contra o Moto Club, o Furacão tentará comprovar o favoritismo e obter confiança para a seqüência da competição. Será a estréia do técnico Lothar Matthäus em uma competição nacional no Brasil. A equipe terá os retornos de Jancarlos, Michel Bastos e Alan Bahia, que não participaram do último jogo, pelo Paranaense. Porém, o maior destaque continua sendo o atacante Dagoberto.

Copa do Brasil – (15/02/06) – Moto Club x Atlético
L: Nhozinho Santos; H: 22h; A: João José Leitão (PI); T: Banda B (AM 550).

MOTO: Marabá; Careca, Jefferson, Givanildo e Alexandre; Valtinho, Deco, Diná e Válber; Juninho e Gabriel. T: Sandow Feques.

ATLÉTICO: Tiago Cardoso; Jancarlos, Danilo, Paulo André, Erandir e Michel Bastos; Alan Bahia, Simão e Ferreira; Dagoberto e Cléo. T: Lothar Matthäus.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…