6 mar 2006 - 12h03

Atlético assinará adesão a programa ambiental

O Clube Atlético Paranaense ganhará mais um título amanhã. Depois de investir em estrutura, o Rubro-Negro investirá em uma ação ambiental pioneira em clubes de futebol do país. Em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), através da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, o Rubro-Negro assinará, às 11 horas, na sala de imprensa da Kyocera Arena, o termo de adesão ao Programa Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná – Programa Desperdício Zero. A ação transformará o estádio na primeira Arena Ambiental do Brasil.

O Atlético e a SEMA estão interessados no desenvolvimento de programas que visem a melhoria das condições ambientais e de qualidade de vida da sua população. O Desperdício Zero vem sendo executado pela Secretaria do Meio Ambiente desde 2003 e tem como objetivo eliminar os lixões a céu aberto nos municípios do Paraná até o final deste ano e reduzir em 30% o volume de lixo gerado. A adesão ao programa visa implantar no clube a coleta seletiva do lixo. Em um primeiro momento, a Kyocera Arena passará pelo licenciamento e depois será a vez do Centro de Treinamento Alfredo Gottardi receber as diretrizes para a coleta seletiva.

Somente as empresas que cumprem com todos os quesitos para a preservação do meio ambiente recebem o licenciamento ambiental. Futuramente, este licenciamento pode gerar uma certificação ISO 9001/9002 ao Rubro-Negro.

Entre as ações que serão realizadas no clube estão a implantação da coleta seletiva de lixo (pilhas, baterias, luz fria, madeira, plástico, papelão e latas são exemplos de resíduos gerados na Kyocera Arena e que serão transformados em matérias-primas), colocação de lixeiras com cores de reciclagem (padrão internacional), dicas de educação ambiental (durante os jogos, treinamentos e eventos atleticanos) e capacitação dos funcionários e lojistas. Esta capacitação será feita através de cursos ministrados pelo SEMA, em que serão abordados temas de coleta seletiva e separação de lixo, redução no consumo dos recursos naturais renováveis e técnicas para uma postura ambientalmente correta de cada cidadão.

O evento contará com as presenças do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA-PR), Sr. Luiz Eduardo Cheida, dos presidentes dos Conselhos Deliberativo e Gestor do Clube Atlético Paranaense, Srs. Mário Celso Petraglia e João Augusto Fleury da Rocha, do diretor de Marketing do Atlético, Sr. Mauro Holzmann e do Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos (SEMA), Sr. Laerty Dudas.

Programa Desperdício Zero

A Política de Resíduos Sólidos do Estado do Paraná – Programa Desperdício Zero visa, principalmente, eliminação de 100% dos lixões no Estado do Paraná e a redução de 30% dos resíduos gerados. Estas metas poderão ser alcançadas através da convocação de toda sociedade, objetivando a mudança de atitude, hábitos de consumo, combate ao desperdício, incentivo a reutilização, reaproveitamento dos materiais potencialmente recicláveis através da reciclagem.

O Paraná, que produz diariamente 20 mil toneladas de resíduos de todas as origens, ainda tem 181 municípios com lixões a céu aberto. São cidades grandes, médias e pequenas que sofrem pela ausência de um sistema correto de saneamento ambiental.

O Programa Desperdício Zero, sustentado nos compromissos do Governo do Estado e na cooperação de instituições e entidades parceiras, tem estas duas missões:

1. Transformar todos os lixões do Paraná em aterros sanitários até dezembro de 2006.

2. Reduzir em 30% a quantidade de resíduos sólidos produzidos no Estado, nos próximos 10 anos.



Últimas Notícias

Ao Sol e à Sombra

Gol de Matosas

É verdadeiramente impossível descrever o que se sente na primeira vez em que se entra em um estádio de futebol lotado, sobretudo quando se vive…

Brasileiro

Derrota em Porto Alegre

O Furacão fez boa partida, principalmente na primeira etapa, mas não reverteu em gols as chances e sofreu o castigo fatal aos 31 da etapa…

Ao Sol e à Sombra

Alex Mineiro

Parecia o caso de um jogador que seria lembrado como coadjuvante de uma equipe imparável. Um carregador de piano, invisível aos olhos dos leigos, que…