10 mar 2006 - 20h08

Tribunal permite presença de tradutor no banco

O Clube Atlético Paranaense interpôs na tarde desta sexta-feira um mandado de garantia contra os atos abusivos da arbitragem que estavam impedindo a presença do tradutor Klaus Junginger no banco de reservas durante os jogos do Campeonato Paranaense 2006. Nos primeiros jogos sob o comando de Lothar Matthäus, o então auxiliar Jost Vieth pôde ficar no banco e ajudar Matthäus a se comunicar com seus atletas.

Na última rodada, Junginger exerceria a mesma função, mas foi impedido pelo árbitro Heber Roberto Lopes. Diante disso, o Atlético recorreu ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná. No mandado de garantia, assinado pelos advogados Domingos Moro e Gil Justen Santana, o clube pede para que Klaus Junginger, que é fluente na língua alemã, seja autorizado a permanecer no banco de reservas para auxiliar Lothar Matthäus a exercer seu trabalho.

Em razão da viagem do presidente Bortolo Escorsim, a medida foi recebida pela vice-presidente do TJD, Adriana de França. A auditora concedeu liminar (ou seja, uma decisão provisória) autorizando o intérprete Klaus Junginger permanecer em campo para acompanhar o técnico Lothar Matthäus nas partidas do Atlético pelo Campeonato Paranaense.

Saiba mais

O mandado de garantia é uma medida prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O art. 88 do CBJD diz o seguinte: "Conceder-se-á mandado de garantia sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, alguém sofrer violação em seu direito líquido e certo, ou tenha justo receio de sofrê-la por parte de qualquer autoridade desportiva."

Mais adiante, o art. 93 prevê que "Quando relevante o fundamento do pedido e a demora possa tornar ineficaz a medida, o presidente do órgão judicante, ao despachar a inicial, poderá conceder medida liminar." Neste caso, havia urgência para que Junginger pudesse trabalhar já neste domingo.



Últimas Notícias

Notícias

Já faz um ano….

Neste dia 04 de março faz exatamente um ano que o torcedor atleticano viu o Furacão de perto, ao vivo e em cores dentro da…