Onaireves Moura é preso por sonegação fiscal
O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Nilo Rolim Moura, foi preso preventivamente na manhã desta segunda-feira. O Ministério Público Federal em Ponta Grossa pediu a ordem de prisão, que foi expedida pela Justiça Federal em Ponta Grossa e cumprida pela Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Moura era sócio majoritário de duas empresas que exploravam bingos em Ponta Grossa e é acusado de cometer crimes, com o apoio de outras seis pessoas, de falsidade ideológica (oito vezes), sonegação de tributos federais e formação de quadrilha.
Onaireves Moura e seus sócios Marcos Antonio da Silva, Elilton Dias Coradassi, Airton José Dias Coradassi, Bento de Oliveira Bueno, Renato Assis Rolim de Moura e Jair Leite foram denunciados pelo MPF em fevereiro deste ano. De acordo com o que foi apurado pela Receita Federal em Ponta Grossa, entre 1999 e 2004 eles constituíram as empresas Sport House Franquias Ltda e Bingo Campos Gerais Ltda, por meio da interposição de "sócios laranjas" (na maioria empregados das próprias empresas), para a exploração permanente de jogos de bingos em Ponta Grossa.
De acordo com o MPF, os sete beneficiaram-se diretamente dos lucros obtidos com a exploração dos jogos permanentes de bingos. Calcula-se que, no período, o valor de tributos federais sonegados pela quadrilha foi de R$ 3.289.800,70.
Mais uma vez
Esta é a segunda vez que o presidente da FPF é preso pela Polícia Federal. Em 2000, ele foi detido por apropriação indébita de recursos previdenciários e cumpriu pena na Penitenciária de Piraquara.
Reportagem: assessoria de imprensa da Procuradoria da República no Estado do Paraná (adaptada pela Furacao.com). Com informações do site FutebolPR.