22 mar 2006 - 0h05

Conheça o Volta Redonda, adversário do Atlético

Quando pisarem no gramado do Estádio Raulino de Oliveira nesta quarta-feira, Atlético e Volta Redonda viverão um momento histórico. Os times voltarão a jogar depois de 24 anos. O único jogo entre as equipes ocorreu em fevereiro de 1982, pela Série Prata do Campeonato Brasileiro. Jogando em Volta Redonda, o Atlético venceu por 2 a 0, com gols de Anselmo e Albaniar. O jogo desta quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil, será o segundo confronto entre as agremiações. Como o Atlético não joga com o Voltação há mais de duas décadas, o adversário é pouco conhecido da torcida atleticana. Por isso, a Furacao.com preparou um guia especial sobre o Volta Redonda. Conheça um pouco melhor o adversário desta noite do Furacão:

História:

Fundado em 1976, o Volta Redonda Futebol Clube iniciou suas atividades esportivas bem antes, no ano de 1945, ainda como time amador dos campeonatos regionais. Alguns anos depois, o então General Sylvio Raulino de Oliveira, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), resolveu construir um estádio para abrigar partidas de futebol. Com os desenrolares políticos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, época da ditadura militar, o Volta Redonda Futebol Clube surgiu como o representante da cidade no campeonato estadual em 1976, tendo o uniforme com as cores preta, branca e amarela, e o distintivo inspirado no município.

Patrimônio:

O Volta Redonda, na parte extra-campo, conta com uma ótima condição para treinar o time, administrar o clube e preparar as futuras gerações para o ingresso no futebol. O clube possui uma sede, um centro de treinamento, e escolas de divisões de base.

A sede construída em 2003 é também o local de concentração dos jogadores, pois oferece academia de ginástica, sala de internet e quartos com TV a cabo. O centro de treinamentos, também conhecido como Complexo Esportivo Jornalista Oscar Cardoso, foi construído pela prefeitura da cidade de Volta Redonda em 2004 e é equipado com quatro campos de futebol, salas de massagem, sala de aquecimento muscular, vestiários, áreas de lazer, sala da administração e estacionamento.

Na parte social , o Volta Redonda atende cerca de 250 atletas. A “Escolinha do Voltaço” oferece aos garotos alimentação, assistência médica, orientação psicológica e treinamento. As atividades promovidas pela escola de divisões de base são mantidas por meio de parcerias. Empresas privadas se juntaram ao clube, e também valorizam o investimento em projetos de responsabilidade social.

O estádio do clube, o Raulino de Oliveira , está sendo reformado e no futuro terá capacidade para abrigar 21 mil pessoas com arquibancadas cobertas e cadeiras. O torcedor do “Voltaço” (como é conhecido o time) poderá desfrutar de elevadores, climatização, painel eletrônico, controle de acessos por catracas, serviços de som, sanitários e bares.

Curiosidades:

– Na construção do estádio Raulino de Oliveira, foi utilizado o aço da siderúrgica para a construção das estruturas das arquibancadas.

– Dentre as conquistas do clube, a mais significativa é a Taça Guanabara (1º turno do Campeonato do Rio de Janeiro), em 2005. Ao final do mesmo campeonato, o Volta Redonda sagrou-se vice-campeão do Campeonato Carioca.

– O Volta Redonda já disputou alguns amistosos internacionais, sendo o primeiro em 1977, contra o San Lorenzo da Argentina. O confronto foi vencido pelos brasileiros pelo placar de 2 x 0.

– O Volta Redonda tem no seu elenco atual dois jogadores que fizeram história no futebol brasileiro: Túlio e Sergio Manoel. Túlio foi campeão brasileiro em 1995 pelo Botafogo e já foi convocado 15 vezes para a Seleção Brasileira, com 13 gols marcados para o Brasil. Já Sérgio Manoel também foi Campeão Brasileiro em 1995, atuando pelo Botafogo ao lado de Túlio.

– O apelido de “Voltaço” se deve à localização do Estádio Raulino de Oliveira, próximo do complexo industrial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que produz aço das mais diversas categorias.

Hino:
Autor: Carlos Pacheco

Entra em campo o esquadrão de aço
Equipe do Voltaço
Fundado em 76
Seus atletas estão lutando pela vez.
Time de Volta Redonda
Terra de trabalho e paixão
Seus torcedores garantem
Manter sua tradição.
O município é seu braço
A indústria o coração
Além de recordista de aço
Quer ver o seu clube campeão.
Sua camisa seu escudo suas cores
Gritam gol
Suas bandeiras coloridas
Agitando a torcida
Tão vibrante aguerrida
Abre passagem com ideal
A meta perseguida é a conquista
De glória nacional.

Colaboração: Osmar Rebolo Jr.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…