22 mar 2006 - 0h05

Conheça o Volta Redonda, adversário do Atlético

Quando pisarem no gramado do Estádio Raulino de Oliveira nesta quarta-feira, Atlético e Volta Redonda viverão um momento histórico. Os times voltarão a jogar depois de 24 anos. O único jogo entre as equipes ocorreu em fevereiro de 1982, pela Série Prata do Campeonato Brasileiro. Jogando em Volta Redonda, o Atlético venceu por 2 a 0, com gols de Anselmo e Albaniar. O jogo desta quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil, será o segundo confronto entre as agremiações. Como o Atlético não joga com o Voltação há mais de duas décadas, o adversário é pouco conhecido da torcida atleticana. Por isso, a Furacao.com preparou um guia especial sobre o Volta Redonda. Conheça um pouco melhor o adversário desta noite do Furacão:

História:

Fundado em 1976, o Volta Redonda Futebol Clube iniciou suas atividades esportivas bem antes, no ano de 1945, ainda como time amador dos campeonatos regionais. Alguns anos depois, o então General Sylvio Raulino de Oliveira, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), resolveu construir um estádio para abrigar partidas de futebol. Com os desenrolares políticos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, época da ditadura militar, o Volta Redonda Futebol Clube surgiu como o representante da cidade no campeonato estadual em 1976, tendo o uniforme com as cores preta, branca e amarela, e o distintivo inspirado no município.

Patrimônio:

O Volta Redonda, na parte extra-campo, conta com uma ótima condição para treinar o time, administrar o clube e preparar as futuras gerações para o ingresso no futebol. O clube possui uma sede, um centro de treinamento, e escolas de divisões de base.

A sede construída em 2003 é também o local de concentração dos jogadores, pois oferece academia de ginástica, sala de internet e quartos com TV a cabo. O centro de treinamentos, também conhecido como Complexo Esportivo Jornalista Oscar Cardoso, foi construído pela prefeitura da cidade de Volta Redonda em 2004 e é equipado com quatro campos de futebol, salas de massagem, sala de aquecimento muscular, vestiários, áreas de lazer, sala da administração e estacionamento.

Na parte social , o Volta Redonda atende cerca de 250 atletas. A “Escolinha do Voltaço” oferece aos garotos alimentação, assistência médica, orientação psicológica e treinamento. As atividades promovidas pela escola de divisões de base são mantidas por meio de parcerias. Empresas privadas se juntaram ao clube, e também valorizam o investimento em projetos de responsabilidade social.

O estádio do clube, o Raulino de Oliveira , está sendo reformado e no futuro terá capacidade para abrigar 21 mil pessoas com arquibancadas cobertas e cadeiras. O torcedor do “Voltaço” (como é conhecido o time) poderá desfrutar de elevadores, climatização, painel eletrônico, controle de acessos por catracas, serviços de som, sanitários e bares.

Curiosidades:

– Na construção do estádio Raulino de Oliveira, foi utilizado o aço da siderúrgica para a construção das estruturas das arquibancadas.

– Dentre as conquistas do clube, a mais significativa é a Taça Guanabara (1º turno do Campeonato do Rio de Janeiro), em 2005. Ao final do mesmo campeonato, o Volta Redonda sagrou-se vice-campeão do Campeonato Carioca.

– O Volta Redonda já disputou alguns amistosos internacionais, sendo o primeiro em 1977, contra o San Lorenzo da Argentina. O confronto foi vencido pelos brasileiros pelo placar de 2 x 0.

– O Volta Redonda tem no seu elenco atual dois jogadores que fizeram história no futebol brasileiro: Túlio e Sergio Manoel. Túlio foi campeão brasileiro em 1995 pelo Botafogo e já foi convocado 15 vezes para a Seleção Brasileira, com 13 gols marcados para o Brasil. Já Sérgio Manoel também foi Campeão Brasileiro em 1995, atuando pelo Botafogo ao lado de Túlio.

– O apelido de “Voltaço” se deve à localização do Estádio Raulino de Oliveira, próximo do complexo industrial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que produz aço das mais diversas categorias.

Hino:
Autor: Carlos Pacheco

Entra em campo o esquadrão de aço
Equipe do Voltaço
Fundado em 76
Seus atletas estão lutando pela vez.
Time de Volta Redonda
Terra de trabalho e paixão
Seus torcedores garantem
Manter sua tradição.
O município é seu braço
A indústria o coração
Além de recordista de aço
Quer ver o seu clube campeão.
Sua camisa seu escudo suas cores
Gritam gol
Suas bandeiras coloridas
Agitando a torcida
Tão vibrante aguerrida
Abre passagem com ideal
A meta perseguida é a conquista
De glória nacional.

Colaboração: Osmar Rebolo Jr.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…