26 mar 2006 - 0h34

Feliz aniversário, Atlético!

“A camisa Rubro-negra só se veste por amor!”. A frase mais tradicional do hino do Atlético é uma espécie de senha, que todo atleticano aprende desde pequeno. Uma senha que traduz a raça, a vontade e, principalmente, a paixão que todo torcedor que escolhe a mística do vermelho-e-preto para seguir sabe de coração. Afinal, para os atleticanos, o Atlético não é apenas um time, uma religião. O Atlético é um modo de viver.

A história deste clube que hoje encanta e apaixona uma legião de mais de um milhão de pessoas começou há exatos 82 anos. No dia 21 de março de 1924, dirigentes do Internacional e do América, dois tradicionais clubes de Curitiba na época, decidiram unir forças. Cinco dias depois, em 26 de março, tomou posse a nova diretoria, marcando a fundação oficial do Club Athletico Paranaense, conforme a grafia da época.

De 1924 para cá, a palavra vencedor sempre acompanhou de perto o Atlético. No total, são 21 títulos Paranaenses, um Brasileiro da Série B, uma Seletiva, um Brasileiro da 1ª divisão, além do vice-campeonato Nacional de 2004 e do vice-campeonato da Libertadores no ano passado, motivos de orgulho para toda a nação atleticana. Conquistas que ajudaram a construir uma história de 82 anos, repleta também de lutas, superações, raça e amor.

Mas, mais do que as conquistas dentro de campo, o que de melhor o Atlético conquistou em 82 anos de existência é a sua vibrante, apaixonada e fanática torcida. Uma legião de torcedores que hoje somam mais de um milhão de pessoas espelhadas por todos os cantos do planeta. O clube tem hoje a maioria da torcida em Curitiba, com 26,8% da preferência dos curitibanos, segundo pesquisa da Paraná Pesquisa/Gazeta do Povo, e é o time paranaense mais querido do interior do estado. Prova de que a cultura atleticanista um dia imaginada por Arcésio Guimarães, Arnaldo Loureiro de Siqueira e Joaquim Narciso de Azevedo (os três principais nomes engajados na fusão entre América e Internacional) deu resultado.

E se a torcida é a maior conquista do clube, nada mais justo que os atleticanos homenagearem o Furacão no dia em que o clube completa 82 anos de existência. Para expressar o que o Atlético significa na vida de cada torcedor, no Fórum Furacao.com os atleticanos puderam mandar o seu recado de Feliz Aniversário ao clube. Confira algumas mensagens:

“Feliz Aniversário Atlético. Pode não ser o maior, mas é o melhor.” – Rodolfo Amaral

“Parabéns Atlético dos Paranaenses. Mas também do Brasil, da América do Sul, das Américas, e do Mundo!!!! Nosso eterno amor!!” – Fábio Henrique Freitas

“Parabéns amor da minha vida. Você me bate, me ignora, me decepciona, mas eu te amo mesmo assim” – Marcus Benatti

“Parabéns ao El Paranaense!! Meu time do coração, que me dá mais alegrias que tristezas!! Parabéns ao Clube Atlético Paranaense, assim como parabéns aos torcedores de todas as gerações que fizeram, fazem e farão parte desta linda história!!” – Paulo Rodrigo Defert

“É meu Furacão… quanto mais a gente sofre por você, mais a gente te ama!! Parabéns e muitos anos de vida e de glórias para frente!!!” – Joelmir Mazon

“As coisas que eu mais cuido e amo na minha vida são duas: minha família e meu Atlético. Atlético de Biluca à Kleberson, de Sicupira à Jorge Henrique, da Baixadinha de tijolo ao Pinheirão, da Baixada de metal à Arena. Mas sempre Clube Atlético Paranaense. O verdadeiro time do povo.” – Thiago Henk

História

Para saber um pouco mais sobre a história do Atlético, a Furacao.com lançou em 2004 um Hot Site especial sobre os 80 anos do clube. Nele, é possível saber sobre o patrimônio, histórias das torcidas que o time já teve e as que continuam até hoje, reviver um ano a ano especial, além da história de todos os títulos conquistados. Curiosidades de bastidores e uma seleção especial com os craques que marcaram os 80 anos do clube também são destaque.

Clique aqui para acessar o Hot Site e saber mais sobre essa paixão chamada Atlético.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…