3 abr 2006 - 23h32

Atlético garante vaga na Copa do Brasil 2007

Apesar de não ter entrado em campo no fim-de-semana, o Atlético iniciou a semana com bons motivos para comemorar. Afinal, a lição-de-casa de outras equipes garantiram o Furacão na edição de 2007 da Copa do Brasil. Em especial, a vitória do São Paulo sobre o Santos, no Campeonato Paulista, garantindo as duas equipes na primeira e segunda colocações no Paulistão, e a classificação do Sport para as finais do Campeonato Pernambucano. Assim, as três equipes abrem caminho para que outros times bem posicionados no ranking de clubes da CBF possam disputar a Copa do Brasil no próximo ano.

Eliminado nas quartas-de-final do Paranaense, o Rubro-negro só poderia ganhar o direito de disputar a Copa do Brasil no ano que vem através do ranking. Isso porque, para o próximo ano, a CBF alterou os critérios de classificação dos times na competição: quem está na Libertadores da América poderá disputar também a Copa do Brasil simultaneamente, além da classificação ser feita primeiro pelos campeonatos estaduais e depois pelo ranking de clubes da entidade, ao contrário do que era feito até 2006.

Ou seja, depois da confirmação dos 54 clubes classificados pelos Estaduais é que serão convidados os dez melhores do ranking. Aqueles que garantirem a vaga pelos campeonatos estaduais abrem espaço para o próximo colocado da lista da CBF. O Atlético atualmente ocupa a 20ª colocação neste Ranking, devendo acabar o ano em 19º, ultrapassando o Vitória, já que ganhará pontos por participar da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Hoje, pelo ranking de clubes da CBF, estão classificados para a Copa do Brasil: Corinthians, Vasco, Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense, Guarani, Bahia, Portuguesa e Vitória (usando-se como referência o ranking do ano passado). O Atlético vem logo na seqüência, ocupando hoje a 20ª colocação no ranking. No entanto, como deve terminar o ano à frente do Vitória, o Furacão já pode se considerar classificado para a competição. A situação pode melhorar já que Vitória ou Bahia pode chegar à final do Campeonato Baiano (precisando, para isso, vencer o 2º turno da competição) – abrindo terreno para outro time bem classificado no ranking garanta vaga na Copa do Brasil.

Com a vaga garantida, o Atlético disputará pela 11ª vez a Copa do Brasil, competição considerada o caminho mais curto para a Libertadores da América. Até aqui, as melhores campanhas do Furacão foram nos anos de 1992, 97, 99 e 2001, quando o acabou sendo eliminado nas quartas-de-final. Este ano, o Rubro-negro tenta melhorar seu aproveitamento – o time entra em campo nesta quarta-feira para enfrentar o Volta Redonda; se conseguir a classificação, enfrentará nas oitavas-de-final o 15 de Novembro de Campo Bom.

Confira a lista dos 20 primeiros colocados pelo Ranking da CBF e a situação de cada time nos Estaduais (em negrito estão os clubes que devem entrar através do ranking):

1. Grêmio: finalista do Campeonato Gaúcho.
2. Corinthians (1): atualmente ocupa a 6ª colocação no Campeonato Paulista, conseguindo a classificação apenas pelo ranking.
3. Vasco (2): eliminado do Campeonato Carioca, entrará pelo ranking.
4. Flamengo (3): eliminado do Campeonato Carioca, entrará pelo ranking.
5. Atlético Mineiro (4): eliminado do Campeonato Mineiro, que concederá duas vagas à Copa do Brasil. A terceira vaga do estado será destinada ao campeão da Taça Minas Gerais, que começa em setembro. Com isso, o Galo irá à Copa do Brasil 2007 pelo ranking da CBF, a não ser que vença a Taça MG.
6. São Paulo: atualmente é o vice-líder do Campeonato Paulista, brigando pelo título da competição. Não pode ser ultrapassado pelo 3º colocado.
7. Palmeiras (5): hoje ocupa a quarta posição no Paulistão, entrando pelo ranking (apenas o campeão e o vice do Paulista garantem vaga; a terceira vaga do estado será destinada ao campeão da Copa FPF).
8. Internacional: finalista do Campeonato Gaúcho.
9. Cruzeiro: campeão Mineiro.
10. Santos: atualmente é o líder do campeonato Paulista.
11. Fluminense (6): eliminado do Campeonato Carioca, entrará pelo ranking.
12. Botafogo: finalista do Campeonato Carioca.
13. Guarani (7): atualmente é o 17º colocado no Campeonato Paulista, entrando pelo ranking.
14. Coritiba: terceiro colocado no Campeonato Paranaense, classificado automaticamente.
15. Goiás: finalista do Campeonato Goiano.
16. Sport: finalista do Campeonato Pernambucano.
17. Bahia (8): precisa vencer o 2º turno do Campeonato Baiano para chegar à final, contra o Colo-Colo.
17. Portuguesa (9): 16ª colocada no Campeonato Paulista, entrará pelo ranking.
19. Vitória: precisa vencer o 2º turno do Campeonato Baiano para chegar à final, contra o Colo-Colo. O Vitória deve ser ultrapassado pelo Atlético no ranking da CBF de 2006.
20. Atlético (10): eliminado no Campeonato Paranaense nas quartas-de-final, só entrará se for pelo ranking. Como deve terminar o ano à frente do Vitória no ranking, já está garantido na competição no ano que vem.

Observação: pelos critérios de classificação da Copa do Brasil, os cinco estados melhor classificados no ranking da CBF (ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná) têm direito a três vagas pelo Estadual. Alguns desses estados (São Paulo e Minas Gerais, por exemplo) destinaram duas vagas aos melhores colocados dos campeonatos estaduais e uma vaga ao campeão e outro torneio regional (Copa FPF e Taça Minas Gerais, respectivamente). Para os estados posicionados de 6ª à 22ª posição no ranking, são duas vagas. E uma vaga para os estados posicionados de 23 à 27 no Ranking.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…