24 abr 2006 - 21h56

Tratamento de Rodrigão será definido nesta semana

O atacante Rodrigão deverá desfalcar o time do Atlético por alguns meses. Na semana passada, após feitos alguns exames médicos, foi divulgado que o jogador está com hepatite crônica do tipo C2 (considerada a mais benigna entre as do tipo C). No entanto, o jogador terá que se submeter a um tratamento.

No início desta semana, Rodrigão será submetido a uma biópsia hepática para quantificar a gravidade da doença. Trata-se de um procedimento comum, com a retirada de um fragmento do fígado com uma agulha para determinar o grau da doença e o tipo de tratamento necessário.

Como normalmente o tratamento é feito à base de medicamentos fortes, o atacante não estará apto a praticar exercícios com bola. Por isso, enquanto durar o tratamento, Rodrigão fará apenas treinos físicos leves.

Conheça a doença

Popularmente conhecida como amarelão ou derrame de bile, a Hepatite C é uma inflamação do fígado causada pelo vírus HCV. É adquirida pelo contato entre o sangue ou secreção corporal contaminada com o sangue, mucosas ou pele machucada. De difícil diagnóstico em sua fase aguda, a maioria dos casos só é diagnosticado depois de muito tempo da contaminação, na fase crônica, ao se realizar exame por qualquer motivo, como por exemplo transfusão de sangue ou check-up de rotina.

A Hepatite C é uma doença bastante comum, estimando-se que cerca de 3% da população mundial sofra desse mal. Estima-se que no Brasil haja cerca de 2 milhões de pessoas infectadas com o vírus da doença.

Não há vacina contra a hepatite C. O tratamento da doença é feito através de medicamentos fortes injetáveis e via oral, por um tempo que varia entre seis meses e um ano, conforme explica do médico Drauzio Varella. Quando não há cirrose instalada, as chances de eliminação total do vírus do organismo variam entre 30% e 70%.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…