4 maio 2006 - 16h57

Atleticano Kleberson vence coxa Alex na Turquia

Único paranaense a ser campeão do Mundo enquanto defendia uma equipe do estado, o volante Kleberson está comemorando mais um título em sua carreira. Desta vez, a conquista veio através de um Atletiba inusitado, que movimentou o futebol turco nessa quarta-feira. Na decisão da Copa da Turquia (competição que eqüivale à Copa do Brasil por aqui), o Besiktas, time de Xaropinho, enfrentou o Fenerbahce, do paranaense Alex, que iniciou sua carreira no Coritiba. E No “Atletiba Turco” o lado atleticano saiu feliz, com o Besiktas vencendo por 3 a 2, na prorrogação, conquistando o título da competição.

O time de Kleberson chegou a abrir 2 a 0 no placar, gols de Tumer Metin aos 32 e Gokhan Gulec aos 36 do 1º tempo. Na etapa final, o Fenerbahce empatou, com gols de Alex e Mehmet Yozgatli. Na prorrogação, aos 9 minutos do 2º tempo, Tumer Metin marcou o gol do título do Besiktas.

Além de ficar com a taça, Kleberson foi um dos destaques de seu time na conquista do título. O Besiktas jogou com: Cordoba; Gökhan Zan, Koray, Sbrahim Toraman (Sergen); Mehmet Sedef (Ali Tandosan) , Sbrahim Üzülmez, Kleberson, Okan (Ali Günes), Tümer; Gökhan Güleç e Bobô.

Mais um título na carreira

A conquista da Copa da Turquia é mais um título importante na carreira de Kleberson, que começou no futebol no interior do Paraná, na cidade de Ibiporã. Depois de uma passagem pelo PSTC, desembarcou no CT do Caju em 1998, para atuar nas categorias de base do Rubro-negro. No time de Juniores do Furacão, em 2000, ele já demonstrou que seria um jogador diferenciado, ao marcar o “gol que Pelé não fez”. Foi numa partida pela Taça São Paulo, quando bateu a bola de trás do meio-de-campo e encobriu o goleiro do Fluminense, ajudando o Atlético a vencer por 2 a 1.

Em 2001, passou de promessa das categorias de base a realidade no time principal atleticano. Com muita regularidade e disciplina tática, Kleberson foi peça importantíssima na conquista do título do Brasileirão, conseguindo o segundo lugar na disputa da Bola de Ouro da revista Placar daquele ano, ficando atrás apenas do atacante Alex Mineiro.

A boa atuação pelo Atlético rendeu a Kleberson oportunidades na seleção Brasileira no início de 2002. Na divulgação oficial do grupo que iria para a Copa 2002 na Coréia e no Japão, Luis Felipe Scolari reconheceu o talento de Kleberson, chamando pela primeira vez um jogador que defendia um clube paranaense para uma Copa do Mundo. No Mundial, Kleberson começou como reserva, mas a partir do terceiro jogo do Brasil ganhou o posto de titular, de onde não saiu mais, dando inclusive o passe para Ronaldo fazer o segundo gol da seleção na final, contra a Alemanha.

Em 2003, Kleberson foi negociado com o Manchester United, da Inglaterra. Em agosto do ano passado, o jogador se apresentou ao Besiktas Istanbul, da Turquia.

Com a camisa atleticana, Kleberson foi campeão Paranaense em 2000, 2001 e 2002, campeão da Seletiva em 1999 e campeão brasileiro em 2001. Além disso, foi campeão do mundo em 2002 e da Copa América em 2004 pela Seleção, e campeão da Copa da Inglaterra, em 2004, pelo Manchester. Agora, em seu currículo soma-se o título da Copa da Turquia, pelo Besiktas.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…