8 jun 2006 - 10h49

Futebol paranaense ganha exposição

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o Museu Paranaense também abre uma exposição sobre a história do futebol no Paraná. Troféus, camisas, bandeiras, fotos históricas e documentos podem ser conferidos a partir das 10h da manhã de hoje.

Segundo a diretora do museu, Eliana Moro Réboli, a época do Mundial é o momento ideal para divulgar um pouco da história e da cultura paranaense. “Pensamos sempre na questão do imaginário popular, para onde ele está voltado. Com toda a comunidade aderindo ao futebol, resolvemos mostrar que o Paraná também tem uma história para contar. O esporte é cultura e arte. O museu não poderia ficar alheio a essa manifestação popular”, diz Eliana.

A exposição foi montada com o apoio dos clubes de Curitiba, que emprestaram peças de seus acervos históricos. O torcedor que for ao museu poderá ver relíquias como bolas, chuteiras, uniformes e troféus do início do século XX. Outra atração é uma proposta de sócio do Internacional Foot-Ball Club, antepassado do Atlético, assinada por Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, em 1916. Os troféus são uma atração à parte e o destaque para os atleticanos é a taça de campeão brasileiro conquistada pelo Furacão, em 2001.

O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, no Alto do São Fransisco. Além da população em geral, a diretoria do museu reforça o convite a ex-jogadores, dirigentes e cronistas esportivos. A exposição ficará aberta até o dia 9 de julho. A entrada é gratuita.

Fonte: Paraná Online



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…