10 jun 2006 - 0h11

Atlético pode firmar parceria com o FC Dallas

No projeto de internacionalização do Clube Atlético Paranaense, o clube poderá ganhar um importante aliado nos Estados Unidos. Trata-se do FC Dallas, do Texas. Dirigentes do time norte-americano estiveram esta semana em Curitiba, quando conheceram a estrutura e a metodologia de formação de atletas do Atlético. Na visita, os americanos puderam conhecer o modelo de escolinha de futebol do Atlético, além da Kyocera Arena e do CT do Caju.

Estiveram em Curitiba o presidente do FC Dallas, Michael Hitchcock, o diretor de relações públicas, Germán Sferra, o gerente de projetos com a América Latina, Giampaulo Pedrosa, e o executivo do FC Dallas, Jorge Miguel.

Em entrevista ao site MLSnet.com, o presidente do FC Dallas, Michael Hitchcock, disse que o clube busca parceiros internacionais, na América Latina e Europa, usando como critério a estrutura que os clubes-parceiros poderão oferecer. Além do Atlético, ele esteve nos últimos dias conhecendo o Tigres UANL, do México.

Hitchcock não descarta a hipótese de o time do FC Dallas vir para Curitiba fazer uma pré-temporada nas dependências do CT do Caju, além do intercâmbio de jogadores entre os dois clubes.

Furacão em Dallas

O Paranaense, como o Atlético é conhecido no cenário internacional, não soa como um nome estranho aos ouvidos dos moradores de Dallas, nos Estados Unidos. Afinal, em 2004 e 2005 o time de Juniores do Atlético participou da Dallas Cup, faturando o bicampeonato da competição.

As duas conquistas atleticanas em terras norte-americanas foram de forma invicta. Em 2004, o Atlético levantou a taça ao derrotar o Argentinos Juniors por 2 a 1 na final. Na campanha vitoriosa, o clube enfrentou também a Seleção Americana Sub-18, Monterrey (do México), Deportivo Saprissa (Costa Rica) e o Blackburn Rovers (dos EUA).

No ano passado, o bicampeonato foi conquistado com a vitória por 1 a 0 sobre o Santos Laguna, do México. Com 100% de aproveitamento na competição (cinco jogos e cinco vitórias), o Rubro-negro paranaense jogou também contra o Dallas Texans Red, Seleção do Canadá Sub-18, Deportivo Saprissa e Tigres.

Este ano, o Atlético decidiu não participar da tradicional competição de categorias de base dos Estados Unidos. Isso porque, ao contrário dos anos anteriores, quando foi convidado o clube recebeu a informação de que teria que arcar com todas as despesas, além do valor da inscrição – cerca de mil dólares.

Para compensar e manter a tradição de disputas internacionais na categoria de Juniores, o Atlético disputou a Copa Saprissa, na Costa Rica, conquistando o título com a vitória nos pênaltis sobre o argentino Boca Juniors.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…