22 jun 2006 - 10h54

Paulo André é negociado com o Le Mans

O zagueiro Paulo André foi negociado com o Le Mans Union Club 72, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Francês. O interesse da equipe francesa surgiu há cerca de um mês. Representantes do Le Mans vieram ao Brasil e assistiram a dois jogos do Atlético: contra o Juventude, na Kyocera Arena, e contra o Cruzeiro, No Mineirão. Depois dos jogos, Daniel Jeandupeux, conselheiro da presidência, recomendou fortemente a contratação do defensor atleticano. No dia 6 de junho, a Furacao.com noticiou que o Atlético e Le Mans estavam em negociação.

As partes chegaram a um acordo nesta semana. O Atlético negociou 70% dos direitos econômicos de Paulo André, mantendo ainda 30%, a exemplo do que ocorreu na venda do goleiro Diego para o Fluminense. O zagueiro viajará para a França nesta sexta-feira e assinará um contrato de quatro anos.

Isso significa que a última partida dele pelo Atlético foi a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, na Baixada. Paulo André Cren Benini, que completará 23 anos em agosto, disputou 55 jogos com a camisa rubro-negra e marcou oito gols. Além disso, recebeu 16 cartões amarelos e um vermelho (a primeira expulsão de sua carreira).

Trajetória

Paulo André começou a jogar futebol nas categorias de base do São Paulo. Deixou o clube ainda com idade júnior para jogar no CSA, de Alagoas, e depois no Águas de Lindóia. Em 2003, foi contratado pelo Guarani, onde se destacou pelo estilo sério e elegante de jogar.

No ano passado, o Atlético chegou a inscrevê-lo na Copa Libertadores da América, mas sua contratação só foi efetivada meses mais tarde, em junho. Desde então, tornou-se titular da equipe e um dos jogadores preferidos da torcida. Viveu um momento importante ao marcar o gol da vitória no Atletiba disputado no Couto Pereira, no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2005.

Neste ano, Paulo André vinha sendo um dos principais destaques ofensivos do Rubro-Negro. Com seis gols marcados, ocupa o posto de terceiro melhor artilheiro do time, dois gols atrás de Pedro Oldoni e Alan Bahia. Ele tinha contrato com o Furacão até 2010, mas graças à boa proposta do Le Mans, foi negociado apenas um ano depois de ter chegado à Baixada. No ano passado, Paulo André havia sido sondado pelo Liverpool, mas o clube não formalizou uma proposta.

Le Mans

O Le Mans, novo clube de Paulo André, é uma das equipes mais novas da elite do futebol francês. Durante os anos 70 e 80, a cidade possuía dois times: o Stade Olympique du Maine (SOM) e o Union Sportive du Mans (USM). Porém, ambos disputavam divisões intermediárias e não possuíam forças para brigar com os grandes clubes do país. Em 1985, as duas equipes decidiram se fundir e fundaram o Le Mans Union Club 72, que joga com as cores vermelha e amarela.

Na temporada 2002/2003, o Le Mans foi vice-campeão da segunda divisão e subiu para a elite do futebol francês. Porém, ainda sem estrutura, o clube foi rebaixado no ano seguinte. Em 2004/2005, a equipe terminou novamente em segundo lugar da segunda divisão e subiu novamente. Na última temporada, o Le Mans ficou em décimo primeiro lugar, com 52 pontos ganhos (o Lyon, pentacampeão francês, somou 84 pontos). O jogador mais famoso que passou pelo clube nos últimos vinte anos é o atacante Didier Drogba, da seleção de Costa do Marfim e que atualmente joga no Chelsea.

Paulo André será o terceiro brasileiro da equipe. Já jogam lá os atacantes Tulio de Melo (ex-Atlético Mineiro) e Grafite (ex-São Paulo). O técnico Frédéric Hantz não esconde de ninguém que a meta do time para a próxima temporada é de evitar o rebaixamento. "Meu objetivo é de manter o clube na Liga I. O Le Mans não é o Olympique de Marselha, nem o Monaco, nem o Paris Saint-Germain. Nós ficaremos muito contentes se a equipe terminar entre os 16 melhores, mas só saberemos as reais chances da equipe após os treinos de julho. Hoje, nós podemos ficar entre o sétimo e o vigésimo lugar", comentou o treinador em recente entrevista ao site Sport24.com.

A cidade de Le Mans, onde Paulo André viverá nos próximos quatro anos, tem cerca de 140 mil habitantes e é famosa pela corrida de automobilismo "24 Horas de Le Mans". A cidade fica a 200 km da capital Paris.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…