O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
30 jun 2006 - 11h07

A instituição Atlético é maior que a diretoria, que é maior que os jogadores

O que está acontecendo com a instituição Atlético Paranaense? Será que esquecemos o que aconteceu na década de 90, segunda divisão, humilhação, presidentes-empresários de jogadores que no final usavam o Atlético para ganhar e nada em troca o clube ganhava, amadorismo na administração etc.

Será que passado esses exemplos não aprendemos? Será que o amadorismo também está com os torcedores? Não estou aqui para defender diretores, mas o Atlético apresenta claramente duas histórias, a primeira antes do Sr. Mario Celso Petraglia e a outra história após o Sr. Mario Celso Petraglia. Tenho propriedade de escrever, até porque na década de 40 meu padrinho jogou no profissional, de quarto- zagueiro, minha saudosa avó Leonidia (Nica) lavava seu uniforme, ele tinha somente uma chuteira, moravam na Eng. Rebouças, começou no extinto 5 de maio (nome original da praça do Atlético), assim como meu pai, e jogavam por AMOR À CAMISA, não ganhava o suficiente para sua família tanto que continuou sua carreira em Banco estadual até completar 35 anos de trabalho. As histórias são de puro amadorismo, de ídolos como Jackson, Caju etc.

Poderia até continuar esse passado citando o romantismo da época, mas isso não trouxe a estrela amarela que hoje temos e o meu próprio padrinho ex-jogador cita que o atual Atlético é infinatamente superior em tudo ao de sua época.

Então o que está acontecendo, que estamos insatisfeitos? É por que o Atlético atingiu um patamar de grande time, nos últimos 5, 6 anos fomos campeões brasileiros em 2001, vice-campeões em 2004, vice-campeões da Libertadores de 2005 (e acho que o São Paulo não passaria se jogasse no nosso campo), participamos de 3 Libertadores; então nos acostumamos mal. Quais grandes clubes brasileiro têm essa ficha? Talvez 2 ou 3, não mais.

Mas o que me deixa preocupado com a atual diretoria é a falta de esclarecimento a sua torcida. Até entendo que os valores das negociações não devem ser divulgadas para “urubus de última hora” se aproveitarem e realizarem leilão nas negociações do nosso time; mas, a satisfação a torcida deve ser dada, aquela que realmente veste a camisa por amor e não por um salário, que beija o símbolo do time e somente esse símbolo e não como “certos funcionários” chamados jogadores que beijam outra camisa assim que saem do Atlético.

O que gostaria de ver no site oficial do nosso time é esse espaço, em que podemos conversar com a nossa diretoria, que podemos receber em troca toda a consideração que merecemos, não é pedir muito, afinal tudo passa, jogador tem uma carreira curta, diretoria pode cair a qualquer momento, mas o torcedor é eterno, não muda, não está interessado em dinheiro do clube, veste a camisa por amor, vai ao estádio com um prazer como se estivesse indo para a sua própria casa.

Toda vez que a torcida se mobilizou em um momento difícil, sem violência, sem revanchismo, sem grevismo, o resultado foi uma união e um fortalecimento maior que fez o clube alcançar os objetivos. A imprensa de outros estados sempre cita o poder da nossa torcida, o poder administrativo da diretoria, refletida em estádio, CT, jogadores de base. Então porque não trabalharmos juntos, sem boatos de imprensa, é simples.

Cria-se um espaço eletrônico semelhante a esse, a diretoria interage melhor e acaba com boatos, passa a ter o 12° jogador em campo e fora dele, os torcedores.

Não merecemos saber das notícias por advogados, repórteres que nem sempre torcem pelo nosso sucesso, mas pela própria diretoria que está administrando o que é de todos os atleticanos, não deixemos que falsos atleticanos contaminem com a discórdia o nosso Atlético.

Quero deixar claro que não concordo com as negociações nos últimos dois anos, há jogadores que pelo seu futebol não mereciam ser negociados, não repusemos no mesmo nível e isso traduz a insatisfação, acho que estaremos iniciando um terceiro atlético quando da conclusão do nosso estádio e aí sim ninguém segura mais o Atlético, em questão administrativa, time, jogadores de ponta, títulos. Assim espero, de preferência na primeira divisão.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…