4 jul 2006 - 10h33

Joseph Blatter reafirma desejo de Copa no Brasil

Universalizar a organização da Copa do Mundo. Essa foi uma das principais metas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, quando assumiu o comando da entidade. E para cumprir este objetivo, ele afirma que pretende realizar o Mundial de 2014 na América do Sul – após a realização de um torneio na Ásia (Coréia-Japão, em 2002), na Europa (Alemanha, em 2006) e pela primeira vez na África (África do Sul, em 2010).

Blatter confirmou nesta terça-feira o seu desejo de realizar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, até aqui o único país sul-americano a ter expressado o desejo de organizar a competição. Para isso, ele disse que as autoridades brasileiras terão que responder várias questões que comprovem que o país tem condições de organizar e sediar o evento. Como pontos favoráveis ao Brasil, explicou Blatter, estão o apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol e além da ausência até agora de outros candidatos.

A América do Sul já recebeu a Copa do Mundo em quatro oportunidades: 1930, no Uruguai; 1950, no Brasil; 1962, no Chile; e 1978, na Argentina. Das 17 edições da Copa até hoje realizadas, as seleções sul-americanas venceram em nove oportunidades – cinco vezes com o Brasil (58, 62, 70, 94, 2002), duas com a Argentina (78 e 86) e duas com o Uruguai (1930 e 1950).

Candidatura Brasileira

Para oficializar a candidatura brasileira para a Copa de 2014, a Confederação Brasileira de Futebol tem até o dia 31 de dezembro deste ano para confirmar a inscrição. Em maio de 2008 a Fifa divulga o país-sede da Copa de 2014 – e, até lá, os concorrentes precisam cumprir uma série de exigências. Recentemente, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que nesse relatório da pré-candidatura brasileira estarão os estádios que têm capacidade de sediar jogos do Mundial.

Um dos carros-chefe da lista brasileira será a Kyocera Arena, que é o que está mais próximo das exigências da Fifa. "Acredito que serão necessários de oito a 10 estádios. O problema é que, atualmente, nenhum deles no Brasil se encaixa nos padrões da Fifa. Talvez apenas a Arena da Baixada, em Curitiba. A Fifa tem um caderno de encargos em que é preciso contemplar segurança, estrutura, imprensa, entradas e saídas", declarou recentemente Ricardo Teixeira.

Nos últimos dias, vários veículos de comunicação do Brasil lembraram do estádio atleticano como referência para outras praças, caso o Brasil realmente seja sede da Copa de 2014. Em reportagem na revista Istoé Dinheiro desta semana, foi afirmado que “a Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, é o único estádio apto a receber jogos de Copa”. E em algumas transmissões dos jogos do Mundial deste ano, o narrador Galvão Bueno também lembrou da Baixada como referência no país. “No Brasil não existe nenhum estádio pronto para abrigar um jogo da Copa do Mundo. Talvez o único estádio no Brasil é a Arena da Baixada, em Curitiba, após a conclusão", disse Galvão.

Fonte: Terra Esportes (adaptada)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…