11 jul 2006 - 13h46

Ilan é negociado com o Saint-Étienne

O atacante Ilan acertou nesta terça-feira sua transferência para a Association Sportive de Saint-Étienne Loire, da primeira divisão francesa. Revelado nas categorias de base do Paraná, Ilan foi contratado pelo Atlético em 2001, após uma breve passagem pelo São Paulo. Reserva de Kléber e Alex Mineiro em sua primeira temporada, Ilan ajudou o time a conquistar o título brasileiro daquele ano. Ele teve participação decisiva em alguns jogos, como a primeira partida da final, no qual marcou um gol na vitória atleticana por 4 a 2.

Com a saída da dupla de ataque titular, Ilan assumiu o posto de titular do ataque rubro-negro e passsou a marcar muitos gols. Chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira principal por Carlos Alberto Parreira e tornou-se o segundo maior goleador da história da Arena da Baixada, com 30 gols.

Em 2004, o Atlético negociou 50% dos direitos econômicos de Ilan com o Sochaux, um time intermediário do futebol francês. O atacante brasileiro foi muito bem nas duas primeiras temporadas e marcou 26 gols. O bom desempenho de Ilan despertou o interesse de várias equipes e a melhor proposta foi a do Saint-Étienne.

História

O Saint-Étienne, novo clube de Ilan, é uma das equipes mais tradicionais da França. Fundado em 1919, o time viveu seu auge nos anos 60 e 70, período em que conquistou oito títulos nacionais. Em 76, o Saint-Étienne (ou ASSE, sigla pela qual o clube é chamado pelos torcedores) foi vice-campeão da Champions League, sendo batido na final pelo Bayern de Munique de Beckenbauer e Gerd Müller.

O maior ídolo da história do clube foi Michel Platini, que lá jogou entre 79 e 82. Outros jogadores de destaque foram Laurent Blanc, Roger Milla e Piazza. Além do tricampeão mundial Piazza, outros brasileiros já jogaram pela equipe. Nos anos 90, o time contou com Alex Dias, Aloísio e Rodrigão, os dois últimos também com passagens pelo Furacão.

Negociação

O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mario Celso Petraglia, viajou para a França a fim de acertar a transferência de Ilan. Como o Atlético ainda detinha 50% dos direitos econômicos do atleta, a negociação dependia da concordância do Rubro-Negro. Os valores da transação não foram divulgados pela imprensa francesa, que, contudo, confirmou que o dinheiro será dividido por igual entre o Atlético e o Sochaux.

Ilan assinou contrato por quatro anos com o Saint-Étienne, que é carinhosamente chamado pelo seus torcedores de "Les Verts" (os verdes). Clique aqui para conferir a notícia do site oficial do Saint-Étienne sobre a contratação de Ilan.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…