O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
30 jul 2006 - 0h42

Código de honra

Sou rubro-negro e não desisto nunca. Sou um soldado da arquibancada, que joga de forma indireta com o time. Sou um critico do Furacão, porque ele é minha paixão. Sendo assim vou tentar contribuir, com um texto de incentivo aos jogadores que precisam de uma inspiração para entender o que é o Clube Atlético Paranaense.

Este texto possui uma particularidade, pois é uma interpretação do imponente símbolo atleticano, que é o seu hino.

“Atlético! Atlético! Conhecemos teu valor, e a camisa Rubro-Negra, só se veste por amor.”

O refrão do hino citado acima, busca passar a idéia que o Atlético é um time que possui uma honra a ser zelada, pois quando expressa a palavra “valor”, quer dizer honra conquistada e valorizada pelos seus feitos, por este motivo que as estrofes seguintes expressa que “a camisa Rubro Negra só se veste com amor”, pois a camisa é mais que um manto sagrado, ela é um livro aberto da história do clube, o qual identifica que os jogadores que usam aquele uniforme, são os guardiões da imagem do clube e conquistadores de glórias, pois é esta a missão que estão fadados os atletas que ela vestem, ou seja conquistar, preservar e promover sempre com amor ao clube, a sua torcida e a seu trabalho, seja em momentos de trevas ou de luz, o fortalecimento da honra que o Furacão ostenta. Seja num humilde amistoso ou num importante torneio internacional. Observem que as palavras Rubro Negra que identifica a camisa é expressada com letra maiúscula, o que já de forma direta, mostra que este uniforme tem personalidade.

As estrofes seguinte “Vamos marchar, sempre cantando, o hino do Furacão, e no peito ostentando, a faixa de campeão”, é nítido, que o brilhante autor da letra do hino, fez uma reserva especial também a torcida, pois o “marchar e sempre cantando”, é o ato de torcer, sempre com o estatus de campeão, nunca na esperança de ser campeão. Talvez seja por isto que nós, torcedores atleticanos, sejamos sempre tão exigentes, pois não admitimos apenas participar de um torneio, mas sim o de disputar o título de um torneio. Da mesma forma, esta estrofes se revertem aos jogadores e funcionários do Furacão, pois não basta ser um jogador do Atlético, tem que torcer por ele, entender que ele é grande e entra sempre nos jogos para vencer ou vender caro sua derrota. Pois a camisa Rubro Negra é naturalmente uma faixa de campeão.

Novamente o refrão, e em seguida as seguintes estrofes: “O coração atleticano, estará sempre voltado, para os feitos do presente, e as glórias do passado”, nesta poética frase, existe uma clara demonstração que a paixão do atleticano se forja no passado para inspirar o presente e prever o futuro, um futuro não menor que a glória, conquistada nas mais insignificantes vitórias até as mais heróicas vitórias. Ou seja, não importa se o adversário é o Ibis (PR) ou o poderoso Boca Junior (ARG), nós torcedores sempre exigimos que todos os adverssários sejam tratados iguais, com a mesma motivação. Pois um torneio não se ganha com um único jogo, mas com a seqüência de vários bons resultados. Desmerecer o adversário é dar o primeiro passo para ser derrotado.

Enfim a última estrofe: “A tradição, vigor sem jaça, nos legou o sangue forte, Rubro Negro é quem tem raça, e não teme a própria morte.” As magistrais palavras supõem que a tradição do Atlético contamine quem dele vive, o que faz com que se crie a expectativa, seja no adversário ou na torcida, que cada jogador, dirigente, funcionários e torcedores, irão defendê-lo como se tivesse defendendo o seu país, suas famílias, seus ideais, defenderão sempre com vontade, dedicação, amor, que se resume numa simples palavra, sempre gritada em coro nas arquibancadas, ou seja, RAÇA!

Neste contexto poderia dizer que o hino do Clube Atlético dos Paranaenses, é um código de honra, ocultado atrás de palavras poéticas. Diante deste fato, deveria cada jogador fazer sua própria reflexão, sobre o que a mensagem do hino do Atlético, significa. Talvez este seja o primeiro passo para se conquistar a honra de ser um Atleticano ou um jogador do Atlético!



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…