2 ago 2006 - 20h00

Reforços que vêm da base

O técnico Oswaldo Alvarez ganhou nesta terça-feira dois reforços vindos do departamento de formação do Atlético. São o zagueiro Rhodolfo e o meia-atacante Sammir, que estavam no time de juniores do Furacão. Os dois atletas já foram integrados ao elenco profissional do clube e agora aguardam uma oportunidade de Vadão para jogar no time no Campeonato Brasileiro.

A experiência de revelar jogadores vindos da base não é novidade para Vadão. Quando dirigiu o São Paulo, ele lançou o meia Kaká, que até então era reserva do júnior. Em 2003, em sua segunda passagem pelo Furacão, revelou os meias Jadson e Fernandinho.

A oportunidade no elenco principal atleticano era o grande sonho dos dois jogadores. “Chegou a hora de provar o meu valor, eu tinha esse objetivo. Agora é hora de mostrar meu potencial e buscar um espaço no grupo. Primeiro tentar ficar entre os 18 que vão para o jogo e depois entre os 11 titulares. Tenho que dar continuidade na minha carreira e mais para frente conquistar vários títulos", afirmou o meia Sammir, que já atuou profissionalmente na Ferroviária e no Paulista. “Espero corresponder às expectativas do Vadão e ter a chance de me manter na equipe profissional", disse Rhodolfo.

Prestes a completar 20 anos, o zagueiro Rhodolfo foi um dos destaques do time de juniores do Atlético. Com a camisa rubro-negra, ele conquistou o Campeonato Metropolitano Juvenil, em 2003. Nos Juniores, foram mais conquistas: a Dallas Cup em 2004, o bicampeonato paranaense da categoria em 2004 e 2005, além da Copa Saprissa e da Taça BH neste ano.

No início de sua carreira, Rhodolfo era conhecido como Jacaré pelos companheiros, numa alusão à cidade em que viveu, Barra do Jacaré. Em 2004, ele teve a oportunidade de passar dez dias treinando no Redwings, dos Estados Unidos, selecionado para um período de intercâmbio na mesma parceria que possibilitou a vinda de vários americanos para o CT do Caju. Neste ano, ele chegou a treinar com o time principal, sob o comando do técnico Givanildo Oliveira. Agora, com Vadão, foi oficialmente integrado ao grupo.

Sammir

Já o meia-atacante Sammir é mais conhecido da torcida atleticana. Ano passado, ele chegou a ser promovido pelo técnico Antonio Lopes para o time profissional do Atlético, somente não tendo estreado porque foi convocado algumas vezes para a Seleção Brasileira Sub-18. Com a chegada de Evaristo de Macedo, no entanto, ele voltou para os juniores, até ser emprestado, no final de 2005, para o Paulista, onde disputaria a Libertadores da América deste ano. Mas sua passagem pelo time de Jundiaí foi breve e, de certa forma, decepcionante, já que atuou em poucas partidas e não agradou. Num final de semana, viajou para Curitiba e não voltou mais, rescindindo o contrato de empréstimo. De volta ao Furacão, integrou o elenco campeão da Taça BH.

A experiência no Paulista não foi a única de Sammir fora do Atlético. Em 2005, após conquistar o título da Dallas Cup pelo Atlético, ele foi emprestado à Ferroviária, de Araraquara, voltando ao Furacão na metade daquele ano. Pelo Atlético, Sammir foi bicampeão Paranaense de Juniores (2004 e 2005), da Dallas Cup em 2005, além do título da Taça BH deste ano. Além disso, ele foi convocado para as seleções brasileira sub-17 e sub-18.

Fichas técnicas

Luiz Rhodolfo Dini Gaioto
Jorge Sammir Cruz Campos



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…