O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
11 ago 2006 - 18h30

Eficiência x Eficácia

Há alguns dias li um artigo de um colega na “Fala, atleticano” e me lembrei de um exemplo que um professor de Administração da Produção na faculdade sempre citava quando queria nos fazer entender a diferença entre estas duas palavras aparentemente tão similares.

O nosso colega atleticano, assim como eu, indignado e cansado de ouvir os Givanildos, Eutrópios, Edinhos e afins sempre dizerem no final das partidas: “é o time jogou bem, estamos melhorando”, resultado do jogo: 2 x 1 pros caras. “O time se aplicou, fizemos várias jogadas bonitas e criamos diversas situações de gol!”, resultado do jogo: 0 x 1 pros caras.

Mas voltando ao exemplo do meu professor, na década de 70, a eficientíssima “Academia Corinthiana” composta de Sócrates, Zenon, Wladimir, etc… que muitos mais jovens que eu infelizmente não viram jogar, foi enfrentar o modesto, porém eficas Juventus da rua Javarí. O jogo inteiro o Corinthians no ataque, jogando bonito, toque de calcanhar do “doutor”, lance de bicicleta no travessão, coisa linda de se ver. Nos ultimos minutos o famoso “sei lá eu” do Juventus dá um bico, mas um bico mesmo na bola pra frente e deixa o não menos famoso “fulano de tal” na cara do goleiro corinthiano, o qual dribla simplesinho e toca pro fundo da rede.

Futebol é isso aí, o jogo só acaba quando termina, não era isso que falava o também Corinthiano Vicente Matheus? Mas chega de falar de Corinthians, quem de nós por exemplo esquece aquele fatídico Furacão x Grêmio em Erechim em 2004? Três a zero pra nós, vaias da torcida do Grêmio, a gente dando olé… O resultado final eu me recuso a falar até hoje. Mais uma vez vamos voltar nossas atenções para um Furacão x Grêmio, fora de Porto alegre, que infelizmente não é para nos dar mais um titulo Brasileiro, tão pouco para nos garantir em uma Copa Libertadores, e sim para que não entremos na pedreira da zona de rebaixamento. E desta vez não temos aquele time de 2004 que não se preocupava em saber se o Dagoberto e os Malaquias estavam em harmonia com a nossa tríade de poder e sim em jogar futebol, e que futebol né?

Que Deus nos ajude, que nossos craques sejam EFICAZES e se der joguem bonito também. Acima de tudo, que eles entendam o que para nós, torcedores, parece tão claro : “E a camisa Rubro-negra só se veste por amor!”



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…