O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
10 set 2006 - 23h11

10 de setembro, a véspera

Guardadas as devidas proporções, eis uma tragédia que se anuncia, quem sabe desde o começo do ano (sendo otimista)…e parece que não há mais o que fazer.

Sinceramente, colega rubro-negro, pela primeira vez começo a pensar seriamente em 2ª divisão. Derrotista? Pessimista? Atleticano falso? Ou serei eu um alucinado? Nada disso, infelizmente. O que me leva a pensar assim é o tempo e sua implacabilidade para com aqueles que o desprezam. Cúpula, foram vocês que não souberam lidar com ele. Acharam que todo ano poderia vir nova e competente safra de jogadores, o técnico era de menos, o que interessava era a Arena, a torcida, o resto estava vindo como consequência: título em 2001, vice em 2004, vice da libertadores 2005…

E aí, Cúpula? E agora? Fazer o quê com o 2º turno? Um jogo a menos? É contra o “São Paulo”, moçada: placar totalmente previsível. Porque verdadeiramente acabou a mística da Arena. Depois daquela goleada não importa mais jogar lá ou nos campos do peladão da Tribuna. Porque não adianta mais o peso da torcida, o meu peso, o do leitor…embora façamos nossa parte, simplesmente dá NOJO ver alguns caras vestindo nossa camisa.

Alguém me responda o que é que alguém pode querer colocando William em campo. Danilo, Alan Bahia, Erandir, e até tu Jancarlos: não há mais condições de assistir estes caras quebrando a bola. Denis Marques, na qualidade de centroavante, tem que vir buscar jogo no meio! O Marcos Aurelio mesma coisa. E é fácil responder: já não existia zaga, agora não há meio campo! Dá pena de ver Michel, Ferreira, Denis e Marcos Aurelio no meio deste bando de descompromissados, totalmente perdidos no espaço.

Hoje concluí: também não temos técnico. Esse aí é de 2ª linha. Não serve para o que o Atlético se propõe. O clube já investiu tanto e a capacidade de certos profissionais que aqui vem não condiz com o planejamento. Mas me pergunto: planejamento? Ou será melhor definir como “ajuntamento”. Mistura, cambada, salada, amontoado, manada, resto, etc…

O cara que precisa reverter o placar, não mexe nada no 1° tempo e volta pro 2° com uma troca de jogador de contenção. Depois tira um cabeça de área e põe outro zagueiro! Isso pra mim tem nome: COVARDIA! Retranqueiro. Não queria levar outra sonora goleada, em vez de partir para a frente com tudo, o cara recua o time, e para não ficar feio na foto, bota o Paulo Rink no final: é pra queimar ele mesmo! Coitado do Paulo Rink.

A natureza do Atlético é outra. Não sabe jogar atrás, não é time de Felipão nem do Parreira, não é adepto do anti-futebol. O Atlético notabilizou-se pela velocidade e rapidez, pelos contra-ataques, pelas inversões de jogadas, pelas goleadas dentro e fora de casa, pelos lançamentos em profundidade (lembram do Jadson mandando p/ o Washington?). Isso aí não é o Atlético, e é por isso que está tudo assim: rumo a 2ª divisão. Com Vadão no comando. E o pior é que ele não tem culpa, ele é assim mesmo.

Só pergunto por que razão ninguém de lá viu isso? Ao menos previu algo deste tipo? Será que não tem nenhum junior melhor que estas feridas abertas que estão aí? Ou vão dizer que o Fabrício já está fazendo falta? Pelo amor de Deus, se não quizerem olhar pro campo, pro banco nem pra comissão técnica, ouçam a torcida! Quando é que vão perder o medo de dar um chute no balde e mudar tudo? Quando caírem pra segundona? Ou vão esperar algum idiota se apaixonar por algumas destas feridas e levarem eles embora, deixando o time despencando na tabela até a tragédia se concretizar? Estão fazendo o Atlético de vitrine de produtos falsos, olha o Código de Defesa do Consumidor! Qual a garantia de quem comprou os pacotes tem em que este bando não caia pra 2ª? Nenhuma! Vocês que só fizeram $ com as vendas de Lucas e Kelly, Cleberson, Jadson, Fernandinho e Washington, Paulo André, o que farão com a renda de jogos contra o Remo, por exemplo, já pensaram?

Percam, afinal alguém vai ter que perder, 4 vão cair, mas por consideração à consciência de quem investiu (pacoteiros e apaixonados dos fins de semana, além, é claro, dos Fanáticos), mas percam dignamente: promovam a piazada dos juniores, assim dói menos acompanhar nosso féretro. Não dá mais para aguentar ver estes caras que eu falei aí em cima entrando em campo. Não dá mais para ver técnicos incompetentes se acovardando perante a TV. Quem viu o jogo contra o Inter teve certeza que o time não treina: não ganhamos uma sobra, perdemos 95 % das divididas, não houve tática alguma sequer, parecia que estávamos com 3 a menos, tinha mais vazios que no Atacama (e o Inter tá é mal mesmo, porque merecia ser de 5 pra cima). Caiam na real, srs. dirigentes, e façam alguma coisa, antes que chegue o amanhã.

Ainda estamos na véspera. Mas há cheiro de morte no ar. Todavia há uma diferença: os americanos não perceberam os terroristas em seu território; nós conseguimos ver quem não merece ficar aqui. O problema é que não é de hoje, e parece que alguém não quer ver.

O que resta a nós torcedores fazer? Se não adianta se esgoelar na arquibancada tomando de 5. Que tal uma campanha para descobrir quem é que está prejudicando o Atlético lá de dentro? Quem são os “terroristas” que estão conseguindo seu objetivo, “trabalhando” em silêncio pra depois do fim irem embora? Eles se vão, nós ficaremos. E as seqüelas, já imaginaram?

Minha passionalidade de torcedor me manda dizer mesmo sem poder provar que tem gente lá dentro que não gosta do Atlético. Só pode. Quem ousar, que descubra, é o nosso dever, é só isto que nos cabe nestas últimas horas.

“Momento espírita: pense nisto!”

p.s.: nunca imaginei escrever um artigo tão ridículo, mas é que tô na fase Gonzaguinha: “chega de tentar e disfarçar e simular o que não dá mais pra ocultar e esconder…não dá mais pra segurar, explode coração”.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…