Clubes aprovam fórmula do Paranaense 2007
Com transmissão ao vivo pela FPF TV, foi realizado nesta terça-feira, dia 12, o arbitral do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional Série Ouro 2007. A competição terá início no dia 14 de janeiro e vai até o dia 6 de maio, com a participação de Adap, Atlético Paranaense, Coritiba, Cianorte, Galo Maringá, Iraty, J. Malucelli, Londrina, Nacional, AC Paranavaí, Paraná, Rio Branco, Roma, Toledo, além do Iguaçu, campeão da Divisão de Acesso 2006. O vice-campeão da segundona, que será definido nesta quarta-feira, entre Cascavel e Portuguesa Londrinense, foi representado pelo diretor da FPF, Almir Zanchi.
Os representantes dos 16 clubes que participarão do Paranaense em 2007 aprovaram por unanimidade a fórmula apresentada pelo presidente do Paraná Clube, José Carlos de Miranda. Na primeira fase, os clubes jogam todos contra todos em turno único. Classificam-se para a segunda fase os oito primeiros colocados. Nesta fase, os participantes serão divididos em dois grupos com quatro integrantes cada para a disputa de dois quadrangulares em jogos de ida e volta. A divisão dos clubes na segunda fase obedecerá à seguinte ordem, de acordo com a colocação na primeira fase:
Grupo A
1º lugar
4º lugar
6º lugar
8º lugar
Grupo B
2º lugar
3º lugar
5º lugar
7º lugar
Passam à terceira fase os dois melhores colocados de cada grupo, que se enfrentam no sistema de cruzamento olímpico assim distribuído, com mando do melhor colocado na segunda fase:
1º do A x 2º do B
1º do B x 2º do A
Vão disputar a quarta fase (final) os dois melhores colocados na fase anterior em jogos de ida e volta. Terá a vantagem do segundo mando em casa a equipe que fizer a melhor campanha em todas as fases anteriores. Em caso de empate nesta fase, a decisão vai para prorrogação e, se persistir a igualdade, haverá cobrança de pênaltis.
Registro de jogadores
Os clubes podem registrar jogadores até o último dia útil antes de iniciar o returno da segunda fase.
Troféu
O troféu que será entregue ao campeão paranaense de 2007 será chamado de Jornal Tribuna do Paraná 50 anos.
Vagas
Como o campeão da primeira fase do Paranaense, que será disputada entre 30 de setembro e 3 de Dezembro, ficará com uma vaga na Copa do Brasil de 2008 e outra na Série C de 2007, sobram ainda duas vagas em cada uma destas competições para os times paranaenses, que devem ser preenchidas de acordo com a classificação das equipes na fase do Paranaense, que vai de janeiro a maio de 2007. O estado tem direito a três vagas em cada um dos campeonatos.
Rebaixamento
Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2008.
Sorteios dos mandos
No arbitral foram sorteados os mandos dos clássicos para a primeira fase, que será disputada em turno único. O resultado foi este: Coritiba x Paraná, Atlético x Coritiba, Paraná x Atlético.
Novo arbitral
Na reunião desta terça-feira foram decididas apenas as questões técnicas do campeonato. O arbitral financeiro foi marcado para o dia 23 de novembro, às 15h30. Na ocasião, serão discutidos assuntos como o preço dos ingressos, taxas de arbitragem e a capacidade mínima dos estádios que será exigida para a partida final.
Vistorias
O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Nilo Rolim de Moura, pediu a atenção dos clubes quanto à segurança nos estádios e as condições das instalações. Não permitiremos o uso de arquibancadas metálicas, pois a FIFA determina que esse tipo de material não pode ser utilizado para acomodação de torcedores, disse Moura.
O dirigente informou que as vistorias nos estádio começam na próxima semana e que haverá maior rigor, sobretudo, com os gramados e a capacidade dos estádios. Contratamos uma empresa especializada em pisos, e se o campo não estiver em condições, o estádio será interditado. Quanto à capacidade, Moura disse que fará uma reunião com a Polícia Militar para discutir os critérios de segurança e a liberação da capacidade dos estádios. O cronograma de vistorias ainda não foi divulgado pela Comissão responsável pelas inspeções nos estádio paranaenses.
Transmissão
O arbitral pôde ser acompanhado ao vivo pela FPF TV. Os presidentes dos clubes elogiaram a iniciativa do presidente Onaireves Moura. Estamos vivendo um fato histórico. Esta é a primeira transmissão de um arbitral e a FPF está de parabéns, pois, é a primeira federação a possuir uma TV, disse o presidente do Paraná Clube, José Carlos de Miranda. A FPF TV funcionará pelo sistema pago a partir de Setembro. A renda será revertida em benefício dos clubes. Uma comissão de clubes foi formada para administrar a parte comercial.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FPF