12 set 2006 - 22h16

Clubes aprovam fórmula do Paranaense 2007

Com transmissão ao vivo pela FPF TV, foi realizado nesta terça-feira, dia 12, o arbitral do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional – Série Ouro 2007. A competição terá início no dia 14 de janeiro e vai até o dia 6 de maio, com a participação de Adap, Atlético Paranaense, Coritiba, Cianorte, Galo Maringá, Iraty, J. Malucelli, Londrina, Nacional, AC Paranavaí, Paraná, Rio Branco, Roma, Toledo, além do Iguaçu, campeão da Divisão de Acesso 2006. O vice-campeão da segundona, que será definido nesta quarta-feira, entre Cascavel e Portuguesa Londrinense, foi representado pelo diretor da FPF, Almir Zanchi.

Os representantes dos 16 clubes que participarão do Paranaense em 2007 aprovaram por unanimidade a fórmula apresentada pelo presidente do Paraná Clube, José Carlos de Miranda. Na primeira fase, os clubes jogam todos contra todos em turno único. Classificam-se para a segunda fase os oito primeiros colocados. Nesta fase, os participantes serão divididos em dois grupos com quatro integrantes cada para a disputa de dois quadrangulares em jogos de ida e volta. A divisão dos clubes na segunda fase obedecerá à seguinte ordem, de acordo com a colocação na primeira fase:

Grupo A
1º lugar
4º lugar
6º lugar
8º lugar

Grupo B
2º lugar
3º lugar
5º lugar
7º lugar

Passam à terceira fase os dois melhores colocados de cada grupo, que se enfrentam no sistema de cruzamento olímpico assim distribuído, com mando do melhor colocado na segunda fase:

1º do A x 2º do B
1º do B x 2º do A

Vão disputar a quarta fase (final) os dois melhores colocados na fase anterior em jogos de ida e volta. Terá a vantagem do segundo mando em casa a equipe que fizer a melhor campanha em todas as fases anteriores. Em caso de empate nesta fase, a decisão vai para prorrogação e, se persistir a igualdade, haverá cobrança de pênaltis.

Registro de jogadores

Os clubes podem registrar jogadores até o último dia útil antes de iniciar o returno da segunda fase.

Troféu

O troféu que será entregue ao campeão paranaense de 2007 será chamado de Jornal Tribuna do Paraná – 50 anos.

Vagas

Como o campeão da primeira fase do Paranaense, que será disputada entre 30 de setembro e 3 de Dezembro, ficará com uma vaga na Copa do Brasil de 2008 e outra na Série C de 2007, sobram ainda duas vagas em cada uma destas competições para os times paranaenses, que devem ser preenchidas de acordo com a classificação das equipes na fase do Paranaense, que vai de janeiro a maio de 2007. O estado tem direito a três vagas em cada um dos campeonatos.

Rebaixamento

Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2008.

Sorteios dos mandos

No arbitral foram sorteados os mandos dos clássicos para a primeira fase, que será disputada em turno único. O resultado foi este: Coritiba x Paraná, Atlético x Coritiba, Paraná x Atlético.

Novo arbitral

Na reunião desta terça-feira foram decididas apenas as questões técnicas do campeonato. O arbitral financeiro foi marcado para o dia 23 de novembro, às 15h30. Na ocasião, serão discutidos assuntos como o preço dos ingressos, taxas de arbitragem e a capacidade mínima dos estádios que será exigida para a partida final.

Vistorias

O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Nilo Rolim de Moura, pediu a atenção dos clubes quanto à segurança nos estádios e as condições das instalações. “Não permitiremos o uso de arquibancadas metálicas, pois a FIFA determina que esse tipo de material não pode ser utilizado para acomodação de torcedores”, disse Moura.

O dirigente informou que as vistorias nos estádio começam na próxima semana e que haverá maior rigor, sobretudo, com os gramados e a capacidade dos estádios. “Contratamos uma empresa especializada em pisos, e se o campo não estiver em condições, o estádio será interditado”. Quanto à capacidade, Moura disse que fará uma reunião com a Polícia Militar para discutir os critérios de segurança e a liberação da capacidade dos estádios. O cronograma de vistorias ainda não foi divulgado pela Comissão responsável pelas inspeções nos estádio paranaenses.

Transmissão

O arbitral pôde ser acompanhado ao vivo pela FPF TV. Os presidentes dos clubes elogiaram a iniciativa do presidente Onaireves Moura. “Estamos vivendo um fato histórico. Esta é a primeira transmissão de um arbitral e a FPF está de parabéns, pois, é a primeira federação a possuir uma TV”, disse o presidente do Paraná Clube, José Carlos de Miranda. A FPF TV funcionará pelo sistema pago a partir de Setembro. A renda será revertida em benefício dos clubes. Uma comissão de clubes foi formada para administrar a parte comercial.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FPF



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…