22 set 2006 - 22h23

Atlético firma parceria com time americano

O Clube Atlético Paranaense tem sido referência em vários quesitos, desde 1995. Os crescimentos nas áreas estruturais, de gestão e, por conseqüência, de futebol têm chamado a atenção de clubes nacionais e internacionais. Nos últimos anos, delegações de outros países têm freqüentado o CT do Caju para aprender a metodologia de trabalho atleticana e adquirir um pouco da maneira brasileira de fazer o futebol.

Com o objetivo de trocar experiências e concretizar negócios, o Atlético está em Frisco, nos Estados Unidos e firmou uma importante parceria com o FC Dallas, clube do Texas. Uma comissão de dirigentes do clube americano visitou o Atlético, no último mês de junho. Os diretores ficaram impressionados com a estrutura e com a metodologia de formação de atletas do Rubro-Negro. A curiosidade dos dirigentes foi motivada pelo bicampeonato conquistado pelo Atlético na Dallas Cup Sub-20, pelo vice-campeonato da Libertadores de 2005 e também pelo título da Copa Saprissa Sub-20, conquistado na Costa Rica neste ano.

O presidente do FC Dallas, Michael Hitchcock, falou sobre a escolha do Atlético. "Um de nossos objetivos estratégicos no começo do ano era nos unir a três grandes clubes no México, na América do Sul e na Europa. Nós sentimos o sucesso do Atlético Paranaense nas categorias de formação; não somente aqui em Dallas com seus títulos, mas também internacionalmente, vendo seus jogadores revelados jogando pelo mundo inteiro; além de sua diretoria, fazendo-lhes o sócio perfeito na América do Sul", afirmou.

A parceria dos clubes prevê ações conjuntas de marketing, entretenimento, futebol e gestão. A iniciativa é inédita no Brasil e os clubes terão exclusividade de contrato por um ano. O Atlético aproveitará a organizada estrutura do FC Dallas para adquirir conhecimentos do mercado americano de entretenimento, o mais poderoso do mundo.

Uma vez ao ano, será realizado um torneio entre o Clube Atlético Paranaense e o FC Dallas. Uma das partidas será na cidade de Frisco, nos Estados Unidos, e a outra em Curitiba. Em ambos os jogos serão vendidos produtos oficiais das duas equipes para a torcida. Os dois clubes atuarão com suas equipes principais.

Além da realização do torneio, a parceria na área de futebol prevê empréstimos de jogadores, intercâmbio de treinadores, pré-temporada do FC Dallas em Curitiba e participação em torneios das categorias de formação (o Atlético disputará torneios em Dallas e o clube americano disputará torneios em Curitiba). Os clubes também analisarão as oportunidades de co-abrigar e licenciar escolas de futebol e "colônias de férias" para jovens atletas. O Rubro-Negro possui know-how deste último item, já que recebe anualmente crianças e adolescentes americanos no período de férias.

O intercâmbio de conhecimentos não será somente nas áreas ligadas ao futebol. As áreas gerenciais do Atlético e do FC Dallas desenvolverão negócios mútuos para trocas de experiências e estratégias. Trabalharão para compartilhar as melhores práticas nos negócios, marketing, política de venda de ingressos, captação de direitos de transmissão, gestão financeira e administrativa, entre outros itens a serem definidos.

O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mário Celso Petraglia, exaltou a parceria. "O crescimento da marca e sua internacionalização fazem parte do plano estratégico escrito em 1995. O acordo com o Dallas e a busca de novos parceiros fortalecem a marca tanto nacional quanto internacionalmente. Essas ações solidificam o Atlético como um dos maiores clubes do país", concluiu.

Sobre o FC Dallas

O Dallas Burn mudou seu nome para FC Dallas em 2005, mesma época em que se mudou para o Pizza Hut Park, novo estádio. Aos moldes da parceria do Atlético com a Kyocera Mita, o FC Dallas cedeu os direitos de nome do estádio ao Pizza Hut. Para acompanhar o novo nome do clube foi feito também um novo uniforme. O esquema de cores passou a ser vermelho, branco, azul (as cores das bandeiras dos Estados Unidos e do Texas) e prata.

O novo estádio tem capacidade para 20 mil pessoas sentadas e serve, além de casa do FC Dallas, para acomodar outros eventos como concertos, jogos internacionais de futebol e futebol americano colegial. É também sede da Dallas Cup Sub-20, torneio em que o Atlético se sagrou bicampeão. Anexos ao estádio, existem campos de futebol que são utilizados para treinamentos e para as categorias de formação. O clube tem uma excelente metodologia de formação de craques para o futebol.

Para conhecer mais sobre o FC Dallas basta acessar o site www.fcdallas.net.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…