22 set 2006 - 22h23

Atlético firma parceria com time americano

O Clube Atlético Paranaense tem sido referência em vários quesitos, desde 1995. Os crescimentos nas áreas estruturais, de gestão e, por conseqüência, de futebol têm chamado a atenção de clubes nacionais e internacionais. Nos últimos anos, delegações de outros países têm freqüentado o CT do Caju para aprender a metodologia de trabalho atleticana e adquirir um pouco da maneira brasileira de fazer o futebol.

Com o objetivo de trocar experiências e concretizar negócios, o Atlético está em Frisco, nos Estados Unidos e firmou uma importante parceria com o FC Dallas, clube do Texas. Uma comissão de dirigentes do clube americano visitou o Atlético, no último mês de junho. Os diretores ficaram impressionados com a estrutura e com a metodologia de formação de atletas do Rubro-Negro. A curiosidade dos dirigentes foi motivada pelo bicampeonato conquistado pelo Atlético na Dallas Cup Sub-20, pelo vice-campeonato da Libertadores de 2005 e também pelo título da Copa Saprissa Sub-20, conquistado na Costa Rica neste ano.

O presidente do FC Dallas, Michael Hitchcock, falou sobre a escolha do Atlético. "Um de nossos objetivos estratégicos no começo do ano era nos unir a três grandes clubes no México, na América do Sul e na Europa. Nós sentimos o sucesso do Atlético Paranaense nas categorias de formação; não somente aqui em Dallas com seus títulos, mas também internacionalmente, vendo seus jogadores revelados jogando pelo mundo inteiro; além de sua diretoria, fazendo-lhes o sócio perfeito na América do Sul", afirmou.

A parceria dos clubes prevê ações conjuntas de marketing, entretenimento, futebol e gestão. A iniciativa é inédita no Brasil e os clubes terão exclusividade de contrato por um ano. O Atlético aproveitará a organizada estrutura do FC Dallas para adquirir conhecimentos do mercado americano de entretenimento, o mais poderoso do mundo.

Uma vez ao ano, será realizado um torneio entre o Clube Atlético Paranaense e o FC Dallas. Uma das partidas será na cidade de Frisco, nos Estados Unidos, e a outra em Curitiba. Em ambos os jogos serão vendidos produtos oficiais das duas equipes para a torcida. Os dois clubes atuarão com suas equipes principais.

Além da realização do torneio, a parceria na área de futebol prevê empréstimos de jogadores, intercâmbio de treinadores, pré-temporada do FC Dallas em Curitiba e participação em torneios das categorias de formação (o Atlético disputará torneios em Dallas e o clube americano disputará torneios em Curitiba). Os clubes também analisarão as oportunidades de co-abrigar e licenciar escolas de futebol e "colônias de férias" para jovens atletas. O Rubro-Negro possui know-how deste último item, já que recebe anualmente crianças e adolescentes americanos no período de férias.

O intercâmbio de conhecimentos não será somente nas áreas ligadas ao futebol. As áreas gerenciais do Atlético e do FC Dallas desenvolverão negócios mútuos para trocas de experiências e estratégias. Trabalharão para compartilhar as melhores práticas nos negócios, marketing, política de venda de ingressos, captação de direitos de transmissão, gestão financeira e administrativa, entre outros itens a serem definidos.

O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mário Celso Petraglia, exaltou a parceria. "O crescimento da marca e sua internacionalização fazem parte do plano estratégico escrito em 1995. O acordo com o Dallas e a busca de novos parceiros fortalecem a marca tanto nacional quanto internacionalmente. Essas ações solidificam o Atlético como um dos maiores clubes do país", concluiu.

Sobre o FC Dallas

O Dallas Burn mudou seu nome para FC Dallas em 2005, mesma época em que se mudou para o Pizza Hut Park, novo estádio. Aos moldes da parceria do Atlético com a Kyocera Mita, o FC Dallas cedeu os direitos de nome do estádio ao Pizza Hut. Para acompanhar o novo nome do clube foi feito também um novo uniforme. O esquema de cores passou a ser vermelho, branco, azul (as cores das bandeiras dos Estados Unidos e do Texas) e prata.

O novo estádio tem capacidade para 20 mil pessoas sentadas e serve, além de casa do FC Dallas, para acomodar outros eventos como concertos, jogos internacionais de futebol e futebol americano colegial. É também sede da Dallas Cup Sub-20, torneio em que o Atlético se sagrou bicampeão. Anexos ao estádio, existem campos de futebol que são utilizados para treinamentos e para as categorias de formação. O clube tem uma excelente metodologia de formação de craques para o futebol.

Para conhecer mais sobre o FC Dallas basta acessar o site www.fcdallas.net.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…